quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Resumo do texto: FAZER, CONHECER, INTERPRETAR E APRECIAR: A DANÇA NO CONTEXTO DA ESCOLA.

LOMAKINE, Luciana. FAZER, CONHECER, INTERPRETAR E APRECIAR: A DANÇA NO CONTEXTO DA ESCOLA.

Salva rapaziada estudiosa, hoje vamos falar sobre mais um texto para o concurso publico para professores do estado de São Paulo. O texto que analisaremos hoje é mais simples para aqueles que ainda estão cursando a faculdade ou que acabaram de sair do ambiente universitário, pois ele ira analisar o dança no contexto escolar.

Segundo Lomakine, no conteúdo especifico da Educação Física, os PCNs definem e asseguram um lugar para a dança na escola, porém isso não assegura que a mesma vai ser pratica neste ambiente onde a construção cultural do corpo é praticada a todo momento, sendo assim a compreensão de mais este universo fica comprometida.

Sobre a Dança.

Segundo Langer, a dança é uma área especifica do conhecimento como a "arte" onde ela transmite, sentimentos, através de criações simbólicas, sendo que a transmissão se dá através de de formas que tem sua concretização executadas pelo corpo humano, por este motivo a dança é a mais antiga das artes, já que não necessita de instrumentos ou ferramentas para sua expressão.
A dança quando praticada em seu caráter especifico (forma de competição, demonstração profissional e etc) enfatiza a performance técnica, mas quando praticada de forma pedagógica ela procura contribuir com o desenvolvimento humano nos aspecto motor; perceptivo-motor; e sócio-afetivo. esta ideia se dá através do caráter artistico. Laban em 1948, pensou e executou uma proposta de dança para pais e mestres chamada dança livre, onde se educava através da dança.
A dança é entendia como uma das linguagens artísticas não-verbais, patrimônio de todo ser humano, onde a sensibilidade e estética estão presentes a constantemente. O ato de dançar apresenta uma manifestação artístico cultural , sua forma cultural popular são apresentadas através do folclore, étinias, capoeira etc; já na arte a dança pode ser apresentada como acadêmica, moderna, contemporânea,; dentro da religião a dança será encontrada nos rituais das tribos, do candomblé etc.

Objetivos da Dança no modo geral.

A dança terá como objetivos promover o desenvolvimento e a manutenção das capacidades fiscais, o desenvolvimento sócio-afetivo do ser humano, o cognitivo, consciência corporal, educação rítmica e auto-expressão.Ao analisarmos os objetivos principais da dança, entendemos que ela ajudara a construir a cultura corporal do indivíduo por completo.

Funções da dança.

Promover a comunicação, facilitar a auto-expressão, identificação cultural, diversão, descontração e prazer estético.

Objetivos da dança na escola.

A dança quando introduzida na pedagogia escolar terá como objetivo desenvolver a imaginação, a comunicação não verbal, o pensamento critico, a autoconfiança, cooperação e a criatividade. Devera ser pensada para aprimorar o desenvolvimento motor, a consciência corporal e a percepção musical.
Portanto através da música o aluno vivencia um modo de expressão diferente da linguagem verbal ou escrita.
Os professores devem se atentar aos 4 pilares da dança dentro da escola; o fazer, que consiste na criação ou aprendizado de determinado vocabulário de movimento; o conhecer, que compreendem conceitos, atitudes e procedimentos e precisa ser abordado de maneira completa por ser vista como área de conhecimentos específicos; o terceiro pilar é o da interpretação, onde a ideia é não distanciar o aluno de uma situação ou personagem de sua realidade sócio-cultural;. e por fim o apreciar da dança, que nada mais é que uma fruição estética, que é o estudo dos efeitos e condições da criação artística.

 Para que tudo isto seja aplicado dentro de uma aula o professor devera planejar suas aulas dentro dos conteúdos específicos, e dos níveis de ensino, considerando o aluno a peça mais importante  no processo ensino-aprendizagem, tendo claro seus objetivos e conteúdos, considerando as preferências dos alunos.

Conteúdos da dança.

  • Corpo, possibilidade de movimentos de todas as partes do corpo.
  • Espaço, o local onde haver os deslocamentos, desenhos do corpo, forma, direção tamanho e etc.
  • Força (peso ou energia)
  • Tempo, nem todas as aula precisam de som, pois no silêncio também existe ritmo, pode se criar sons a partir do corpo com trabalho de percussão corporal.
Ao finalizarmos este artigo, percebemos que a dança, utilizada através de uma metodologia com conteúdos que respeitem o histórico e  o ambiente onde o aluno esta inserido, irá servir para condiciona-lo a ser um indivíduo ativo e critico neste processo. A dança quando bem trabalhada na escola, irá promover uma melhora no desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e motor dos indivíduos praticantes. Fica claro que a dança não consiste somente a forma de movimento, se torna necessário que o professor seja mediador entre a historia e o movimento gerado pela dança.

Galera é isso ai mais um resumo pronto, o grande dia esta chegando, não vamos deixar pra ultima hora, estudem, se dediquem pois todos nós temos um sonho, mas poucos tem coragem de vive-lo.

Curta nos no FACEBOOK




Resumo do texto: Transformação didático pedagogica do esporte.



Kunz, Eleonor Transformação didático pedagógica do esporte.

Salve galera que acompanha o nosso blog, hoje vamos apresentar mais um resumo com um tema que faz parte da bibliografia do concurso público para professor estadual PEB II.
A autora apresenta o seu artigo demonstrando uma preocupação, para o que parece ser a tônica da bibliografia para este concurso; A questão do esporte hegemônico (ou seja, aquele em que apenas a vitória é valorizado, criando mitos e que estão sempre associados aos campeões, ao retorno financeiro, a superação etc.).
Mas a Kunz, não faz uma critica ao esporte em si, pelo contrário a autora apenas atenta para o fato que os esportes hegemônicos serem basicamente a única forma de interação dos alunos com a educação física na escola, excluindo as demais oportunidades de explorar a cultura corporal como as ginásticas, danças, lutas, freesby, basebol,boliche, rugby etc. E ainda cita o fato que este esporte praticado na escola reproduz a ideia da competição, do treino e do rendimento esportivo, ou seja, a educação física escolar está servindo de ponte para algo que não é o seu propósito: o da “formação de atletas”.
Com isso exposto Kunz, apresenta uma metodologia para contrabalancear esta realidade a Crítico-emancipatória “Orienta-se numa perspectiva educacional crítica, defende que a educação física privilegie situações didáticas que valorizem a autonomia, a reflexão e a participação dos alunos no mundo dos esportes. Sem a busca da valorização e/ou do aperfeiçoamento técnico, mas que permita ao aluno ser o autor e ator de sua própria cultura do movimento” ( Paulo Freire, Kunz Eleonor).
Ou seja, o esporte nas escolas devem sofrer uma intervenção didático-pedagógica, ele deve ser desconstruido, refletido, criticado, reconstruido e praticado. Através dessa cerne a autora deixa claro  a importância da prática do esporte, mas que ele não deve entrar na escola da mesma forma que é apresentado (esporte espetáculo) pelos meios de comunicação, e consequentemente tornar as aulas mais cooperativas, interessantes e co-educativas. Para que o esporte tenha valor educacional na escola o professor deve atuar pedagogicamente como mediador na reconstrução do esporte, na valorização e participação de todos, na organização e auxílio da prática esportiva, o professor deve dispor mais tempo para debater questões que o telespetáculo fornece e possibilitar situações problemas para que os alunos busquem com autonomia respostas. Assim o aluno vai atuar de forma crítica e reflexiva sobre o esporte. Para que o aluno intervenha de forma autônoma, crítica e criativa em sua realidade social, de maneira a modifica-la, tornando-a qualitativamente diferente daquela existente. Valorizando assim a formação integral do indivíduo nos aspectos; cognitivos, motor e sócio-afetivo.
Galera é isso aí mais um post pra ajudar nos estudos, deixe seus comentários, curta nossa página no facebook e até a próxima.

domingo, 27 de outubro de 2013

O que é o macrociclo?



Fala galera do blog, hoje vamos abordar um tema fundamental para quem quer trabalhar com o esporte de alto rendimento: o macrociclo.

Muitos confundem o planejamento com o macrociclo, porém esse pensamento é incorreto por que o planejamento é mais abrangente. Por exemplo:

O planejamento pode ser em relação a uma equipe de natação, que vai disputar uma competição no Japão, o planejamento deve levar em consideração à adaptação ao fuso horário, o hotel em que a equipe irá ficar hospedada durante a competição, local de treinamento, dia da viagem, do retorno e etc... Ou pode ser com relação a formação de um atleta: Formação básica, crianças de 06 a 12/14 anos (coordenação, equilíbrio, rítmo...) formação de jovens 12/14 aos 16 anos (especifidade em alguma modalidade esportiva) formação adulta (alto desempenho).

Porém o macrociclo é referente apenas ao trabalho diário do atleta, e é dividido em:

Macrociclo; Vai desde a avaliação física do atleta, passando pelo período pré-competitivo, competitivo e pós-competitivo.

Microciclo; é a atividade que será realizada com o atleta diariamente (treinamento, recuperação ativa/passiva, descanso completo...).

Mesaciclo; através do mesaciclo é avaliado o microciclo, essa avaliação pode ser semanal ou mensal (através dessas avaliações é analisado se é necessário alguma mudança nas táticas de treinamento).

Por exemplo em uma situação em que você é Personal Trainner de um atleta de 100 metros livres (corrida), e a competição (mundial da categoria) é em três meses:

  • Você deve traçar um objetivo para o atleta.
  • Realizar a avaliação física do atleta.
  • Estabelecer um objetivo real para não frustar as expectativas do atleta (fator motivacional).
  • Verificar o calendário esportivo e analisar as datas das classificatórias para o mundial.
  • Elaborar todos os dias de treino, descanso e recuperação do atleta.
  • Mostrar para o atleta a evolução dele conforme o planejado (fator motivacional).
  • Fazer uma avaliação pós-competição.
  • Estabelecer uma meta superior na próxima competição



Com essas diretrizes, é importante entender que o macrociclo é imutavel, não importa o que aconteça, pois na elaboração do macrociclo ele é montado de acordo com seu estado atual metabólico (fisiológico) são estabelecidos os níveis de condicionamento do atleta, os picos de aumento no desempenho, e a queda do condicionamento/desempenho. Esses que só podem ser alcançados através de estímulos (treinamento) provenientes do microciclo, esse porém pode ser alterado, por questões exógenas (chuva, neve, altíssima temperatura, baixíssima temperatura, umidade relativa do ar...) ou endógenas (lesões). Outro fator que pode alterar o microciclo é a avaliação do mesacilclo, se através dele for constatado que o estimulo é insuficiente para que ocorra a quebra da homeostasia e consequentemente a adaptação o estimulo pode ser aumentado (evitar estado de estagnação ou destreinamento) ou se o estimulo esta elevado demais (evitar a fadiga ou overtrainning), se o atleta atingiu um nível em que o treino deve ser focado em manter aquele condicionamento (visando um aumento de carga futuro próximo à competição) ou o tempo de recuperação é insuficiente e etc...

Fica a dica para quem quiser montar um plano de treinamento ideal para o seu atleta.

Deixe seus comentários curta nossa página no facebook e até a próxima.
https://www.facebook.com/AtpCpFitness?fref=ts

Resumo do texto: O jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Kishimoto.

Definir jogo não é tarefa fácil, pois cada um pode entende-la de uma maneira diferente. Pode-se estar falando de jogos políticos, adultos, de crianças e etc... O jogo pode estar atrelado ao prazer das brincadeiras, o desenvolvimento cognitivo, manual ou social subjacentes ao jogo de construção. Jogos como dama para ensinar cálculos. Portanto através deste exemplo surge uma questão, o jogo pode ser uma brincadeira? um material pedagógico?
Uma mesma conduta pode ser jogo ou não, dependendo da cultura e do significado a ele atribuído. Entre materiais lúdicos alguns são denominados jogos, outros, brinquedos. Qual a diferença entre jogo e brinquedo?

Níveis de diferenciação:

1- O resultado de um sistema linguístico que funciona dentro de um contexto social.
2- Um sistema de regras.
3- Um objeto.

No primeiro caso, o jogo depende da linguagem de cada contexto social. As linguagens funcionam como forma de expressão, exigem respeito a certas regras de construção que nada tem a ver com a ordem do mundo. Ou seja, o jogo vai expressar um meio, uma cultura.
No segundo caso um sistema de regras vai identificar, o jogo. Elas que vão especificar o jogo.
O terceiro sentido refere-se ao jogo como um objeto, um material. Exemplo o xadrez, que consiste em um tabuleiro, peças e plástico.
O brinquedo cria uma relação mais lúdica com a criança, pois ele é utilizado de forma livre, sem regras, o brinquedo estimula a interação, representação e a expressão. Ao contrario dos jogos de xadrez.
"A partir do século XVII, Rousseau em Emilio defende a especificidade infantil. A infância é também, a idade do possível. Pode-se projetar sobre ela a esperança de mudanças."
Segundo Huzinga, as características do jogo são: O prazer, caráter "não sério", e a liberdade. O caráter não serio, não implica que a brincadeira infantil deixe de ser seria. Quando a criança brinca, ela faz de modo compenetrado, entra no mundo imaginário.

Características do jogo.

Critérios para identificar os traços do jogo infantil.

Não lateralidade
Efeito positivo
Flexibilidade
Prioridade do processo de brincar
Livre escolha
Controle interno

Se a atividade não for de livre escolha, não será mais jogo, mas trabalho.

As relações entre o jogo infantil e a educação: Paradigmas.

Antes do romantismo
Relações entre o jogo infantil e a educação.

1- Recreação
2- Uso do jogo para favorecer conteúdos escolares
3- Diagnósticos da personalidade infantil e recurso para ajudar o ensino as necessidade infantis.

O jogo serviu para divulgar princípios de moral, ética e conteúdos de historia, geografia e outros, a partir do renascimento, o período da "compulsão lúdica"
Na teoria Piagetiana, a brincadeira não recebe uma conceituação especifica. Entendida como ação assimiladora, a brincadeira aparece na forma de expressão da conduta, dotada de características metafóricas como espontânea, prazerosa, semelhantes as do romantismo.

Tipo de brinquedos e brincadeiras.

O uso do brinquedo educativo com fins pedagógicos é bem vindo, pois estes instrumentos tem grande relevância para o desenvolvimento de crianças no processo de ensino aprendizagem. Ao assumir a função educativa: O brinquedo irá ajudar no processo de ensino e aprendizagem
Função lúdica: onde será divertida, prazerosa e também poderá causar o desprazer.

A utilização do jogo potencializa a exploração e a construção dos conhecimentos, por contar com a motivação interna do lúdico.











sábado, 26 de outubro de 2013

Resumo do texto para o concurso público estadual PEBII "A produção do corpo, gênero e sexualidade: Um debate contemporâneo na educação"


Goelner, S.V.A A produção corporal do corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação.



Galera que acompanha nosso blog, hoje vamos apresentar mais um resumo sobre um artigo, que faz parte da bibliografia do concurso público para professor estadual PEB II.

O artigo em pauta expressa como o corpo é visto ao longo da história, abordando aspectos antropológicos, históricos e sociais.

Mas não entenda o artigo como mais um que expressa suas opiniões sobre a busca contemporânea para o corpo perfeito ou o ideal de beleza europeia do inicio do século XX (supremacia ariana). Pelo contrário o texto busca descentralizar o “corpo” de seu carater natural históricos e vincular o seu papel de importância na história, fazendo um link entre as épocas sobre o que representa o corpo para determinado periodo histórico. Por exemplo para o autor, o chamado determinismo bilológico (associar a uma determinada raça a um carater definitivo para quem nasce em determinado local do planeta, por exemplo ser negro e velocista, baiano e preguiçoso, loiro europeu ideal de beleza etc...), em que as mulheres eram denominadas por muito tempo como o “sexo frágil” e que seus respectivos lugares era em casa de preferência na cozinha e cuidando das crianças. Ao longo dos anos esse pensamento cai por terra, como o autor aponta que no Brasil do século XIX muitas mulheres desempenhavam trabalhos, atividades físicas e esportivas que exigiam esforço físico, colocando uma tensão entre ser mulher e viver, significando uma ruptura com o naturalismo e o determinismo biológico sobre padrões de masculinidade e feminilidade. Ou ainda apresentar os significados e valores atribuídos ao corpo variam conforme as culturas, nas quais são produzidas narrativas e hierarquias, demonstrando que o “corpo é uma construção social, cultural e histórica”. As formas de culto ao corpo na sociedade contemporânea se tornam relevantes a partir das relações sociais, produzindo uma moral das aparências em relação ao que efetivamente se é. Tal importância do corpo está vinculada à ação da ciência que buscou compreendê-lo em suas especificidades. Algumas teorias biológicas analisaram os indivíduos a partir da forma ou aparência do seu corpo, dando ênfase a características biológicas em sua relação direta com o lugar social. Exemplos: tamanho do cérebro correspondendo ao nível de inteligência; aparência do rosto, cor de pele, indicando aptidão para o trabalho manual ou intelectual; biotipo, associado à criminalidade, entre outras associações. Além desses fatos o autor aponta para a importância dada ao corpo em certos periodos históricos, como por exemplo na Idade Média quando ser gordo era sinônimo de saudável, tomar banho estava vinculado ao erotismo, e apenas as partes visiveis eram lavadas (rosto e mãos) no século XVI e XVII roupa branca era sinônimo de limpeza, no século XVIII o banho passa a ser incentivado por médicos como forma de revigoramento do corpo, e as questões higiênicas passam a ter papel de grande importância na Europa. Com o advento das ciências associado a Revolução industrial o corpo passa a ser de vital importância no nascedouro dessa nova sociedade, por que o mesmo precisa produzir e para isso precisa de energia e saúde, e para isso ele precisa adotar hábitos higiênicos (tomar banho, lavar as mãos antes das refeições, escovar os dentes etc...) e praticar atividades físicas (momento de grande importância da escola que através de programas de ginásticas passa a preparar o corpo para as necessidades de produção da época) “uma escola capaz de preparar os indivíduos moral e fisicamente tendo por base educação do corpo, isto é, uma educação suficientemente eficiente na produção de corpos capazes de expressar e exibir os signos, as normas e as marcas corporais da sociedade industrial evidenciando, inclusive, as distinções de classe”. O padrão do corpo aceitável nessa sociedade apresentaria as seguintes características por pertencer à classe e ideologia burguesa: “retilíneo, vigoroso, elegante, delicado e comedido nos gestos”. Em contraposição, o “corpo volumoso, indócil, desmedido, fanfarrão e excessivo era representado como inferior e abjeto”, o corpo do povo, da massa, dos trabalhadores e despossuídos. Desse modo, o corpo é a corporeidade associada aos símbolos de sua produção. A partir desse ponto o autor abre um link direto com a sociedade contemporânea: Nessa época, a ginástica compreendia diferentes práticas corporais destinadas a formar o caráter, desenvolver o potencial individual, preparando um indivíduo resistente, ágil, moderno: “exercícios militares, acrobacias, danças, cantos, corridas, jogos, esgrima, natação, marchas, lutas, entre outras”. A valorização do corpo, portanto, estava em função do rendimento, produtividade e aparência, valores vigentes na sociedade contemporânea: “representações de beleza, saúde, doença, vida, juventude, virilidade, entre outras, não deixaram de existir, apenas transmudaram-se, incorporaram outros contornos, produziram outros corpos”. A ideia central que fica do artigo é que o corpo através dos séculos representa aquilo que somos e como existimos, apesar de partilhar de um senso comum coletivo é a sua individualidade que apresenta sua importância na história. Mesmo ele sendo usado através de intervenções politicas, de saúde, beleza, doença, etc... o autor retira o corpo do seu centro naturalista expresso através de suas imagens invenções e reinvenções ao longo dos séculos (gordo, magro, saudavél, doente, biotipo, cor de pele...) e imprega sua importância na cultura e no desenvolvimento da sociedade.

Galera esse artigo é um pouco mais simples que os demais, de fácil entendimento e compreensão, curta a nossa página no Facebook e aguarde por novas postagens.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Série: Gestão de Academias - Espaço Kids

             A partir de hoje começaremos uma série sobre gestão de academias, com alguma pesquisas, tendencias e dicas para você, empresário ou futuro empresário que pretende abrir esse grande negócio que é um academia. Levaremos boas informações para que seus "mil milhões de dinheiros" seja bem investidos em um bom empreendimento, para que se sua futura academia não se torne em um lugar de "ferreiro" ou seja engolida por uma Smart Fit por aí.

            A série: Tendencias de Academias, de hoje irá falar sobre uma grande tendencia que vem crescendo e se agregando a muitas academias, é o Espaço Kids.
       O espaço kids é uma ambiente destinado às crianças filhas ou acompanhantes menores dos alunos(as), geralmente aberta para menores a partir dos dois aos dez anos de idade.
           Nesse espaço as crianças irão participar de atividades lúdicas e educativas, em uma ambiente divertido e todo ambientalizado para elas.
            Com essa tendência nas academias, foram eliminadas algumas desculpas sobre as ausências das mães de família, que faltavam ao treino para cuidar de seus filhos, sobrinhos e etc..
           O investimento para propor esse tipo de atividade é relativamente pequeno, pois com apenas alguns brinquedos, mesinhas, livros de colorir e um um espaço para brincar já pode ser o suficiente para entreter a meninada. E acima de tudo, é bem lucrativo pois com essa atração em sua academia, serão atraídos clientes novos e bons clientes, alem de poder lucrar com a própria atividade em si, cobrando uma taxa a parte no plano do aluno, ou até mesmo abrindo as atividades para a comunidade.
           PS: É necessário ter sempre um profissional formado em pedagogia nesse espaço para propor as atividades e supervisionar as crianças.



terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dicas para os GUERREIROS que vão prestar concursos públicos.

Pois é já são 00:30, você ai que nem uma coruja exalando sabedoria, confiança, devorando os livros, artigos, PCN "Maldito Seja", seu companheiro já nem sabe mais o que é amor, você só fala de artigos, códigos e etc. Mas nós sabemos que lá no fundo o desespero esta tomando conta de você, pois ele também esta tomando conta da gente. Mas acalme-se, abaixo iremos fornecer algumas dicas que possam ajudar a tranquilizar e ajudar nos estudos.

Dicas e orientações:


  • Leia o edital com atenção, pois você não vai querer surpresas no momento de exercer sua digníssima profissão.
  • Estude pela bibliografia informada, leia todos os livros indicados, construa seus próprios resumos, leia resumos prontos para poder comprara-los aos seus.
  • Concursandos que optaram por estudar os artigos e livros indicados, têm maiores resultados.
  • Faça testes, exercícios e simulados. Eles ajudam a dar noção do que vem pela frente.
  • Analise o desempenho geral e analítico de seus conhecimentos.
  • Procure conhecer a banca examinadora.
  • Procure questões já respondidas, faça comparações com suas anotações e resolva novas questões com a ajuda dos livros de apoio. 
  • Estude em grupo, isso trara mais motivação e conhecimento.
  • No momento da prova relaxe, não esqueça de sua água, não coma nada pesado, durma bem e não fique até altas horas estudando.
  • Não perca muito tempo em questões que você não tenha o devido conforto. faça uma leitura breve e passe pra outra.
É isso ai pessoal, se preparem e boa sorte. Nossos resumos diários estão sendo de grande ajuda. Em breve postaremos videos explicativos e os conteúdos do concurso.

Curta-nos no Facebook.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A formação de Educação Física e seus saberes profissionais.

Borges acredita que a formação do educador físico, deve ser analisada em relação aos saberes que constituem a base do seu trabalho. O autor mostra que o profissional de educação física atua em diversas instituições, seja ela de caráter publica ou privada (escolas, academias, clubes, etc.), sendo atuante em diversas áreas, pois esta ocupação tem um vasto leque onde o mesmo pode ser docente, treinador, terapeutas, e técnicos.
Dentro da educação física duas áreas se distinguem, pois o bacharelado, que forma profissionais não escolares, melhor dizendo, forma seres voltados ao desempenho e formação de atletas. Já em contraposto a isto a formação especifica em licenciatura, forma professores, que iram atuar em escolas, com uma maior atenção ao ser critico em relação ao meio que ele esta inserido.
A autora com a ajuda de pesquisas de Tardif e Lessard, considera que o trabalho no caso do educador físico constitui-se como atividade fundamentada nas interações entre seres humanos, não se limitando a seu perfil profissional. Ou seja o educador físico deve ser mediador entre o ser e o meio de forma a abrangi a sua totalidade de saberes.
O modelo epistemológico atualmente fundamenta que a formação universitária em ed. física é o da RACIONALIDADE TÉCNICA ou APLICACIONISTA, acreditando que os profissionais primeiramente devam dominar as técnicas e teorias, contudo este pensamento é distanciar a formação da realidade.
O texto apresenta um dado muito relevante, pois as dicotomias e fragmentação dos temas abordados dentro do centro universitário, muitas vezes se tornam inúteis na aplicação pratica dos profissionais, que acabam rejeitando a sua formação.
Os docentes acabam criando outra concepção em sua formação, onde a pratica pedagógica é um local de produção de saberes, transformando isso em uma linguagem mais simples, os professores aprendem mais na observação da pratica do que na aprendizagem universitária.
Borges cita algumas abordagens sobre os saberes de um docente, sendo elas:
Cognitivas: Enfatizam os processos mentais, esquemas de ação e sua rotina.
Sociologia do trabalho: Onde o debate sobre temas como relações de poder estabelecidas na construção dos saberes e praticas dos docentes.

Borges se fundamenta em estudos sobre pensamentos dos docentes quanto na sociologia do trabalho, a partir deste pensamento. Borges cita 3 tipos de conhecimento como fonte dos saberes:
1- Matéria
2- Pedagógico
3- Currículo

A autora mostra que existem 7 categorias que formaram a base do ensino:
1- Conteúdo a ser ensinado
2- Pedagogia geral
3- do currículo
4- da pedagogia do conteúdo especifico (especialista)
5- do aluno
6- do conteúdo educacional
7- das finalidades educativas

Categorias de conhecimento:
1- disciplinas
2- programas escolares
3- ciências da educação
4- prática dos docentes

Mas por outro lado Tardif, Lessard e Lahaye desenvolveram uma tipologia sobre a origem social dos saberes, 4 fontes:
1 Formação profissional
2 saberes disciplinares
3saberes curriculares
4 saberes da experiência docente
Este grupo se refere ao conjunto de experiências da trajetória pessoal do docente.

Tornar-se docente: A aprendizagem dos saberes na base do trabalho de educador físico no Brasil.

1) Escolha da carreira e as experiências pré-profissionais: A escolha da carreira está muito relacionada, porém não é determinante na escolha, muitos docentes escolhem tal área, por certas experiências durante a socialização. As experiências pré-profissionais colaboram pra a escolha das carreiras.

2) A formação inicial e a aprendizagem da profissão: Simples, é a formação para o ensino. Os conhecimentos, habilidades, competências técnicas e etc. permitem que o docente se torne um ser criticoda sua própria formação inicial. Porém os próprios docentes reelaboram sua própria pratica, a partir de suas experiências, pois consideram algumas falhas em sua formação inicial.

3) As realidades de trabalho e os saberes da experiência: É o momento em que os estudantes trabalham durante o período da formação inicial, isto permite a combinação de conhecimentos adquiridos na universidade com os conhecimentos obtidos no trabalho. Citando Hubermam, Borges concorda que este é o "contexto da exploração", uma fase difícil de tentativas de conciliação entre o trabalho e o estudo, Oscilando entre a frustação e o entusiasmo.

Ao se defrontar com a realidade dos aluno, compartilhando problemas com colegas docentes, diante do currículo a ser trabalhado e normas a serem cumpridas, os jovens docentes percebem o abismo que existe entre a formação inicial e a pratica docente.








sábado, 19 de outubro de 2013

Aumente sua performance descansando, o milagre da SUPERCOMPENSAÇÃO.

Supercompensação

É isso ai galera do blog. Hoje estamos com mais um post, vamos falar sobre o que é a supercompensação e como aproveita-la visando à melhora do desempenho de seu atleta. A supercompensação nada mais é, do que a forma que o metabolismo responde: Ao treino (estimulo) + alimentação (energia) + descanso (recuperação). Vale lembrar que um bom programa de treinamento deve passar por um processo de periodização, pois através da periodização a supercompensação irá se tornar uma aliada ainda mais forte na rotina de treinos de seu atleta. Não iremos abordar os métodos de periodização neste post, mas aguardem que em breve iremos destrinchar os processos de uma periodização coerente dentro de um planejamento de treinos.

Observe o gráfico:
Ou seja, o gráfico apresta um aluno realizando um treino de hipertrofia, que após o estímulo inicial A-B estimulo, há uma depletação dos estoques energéticos (glicogênio muscular e hepático), 24 horas depois B-C Recuperação, ele volta a treinar e há um ganho das reservas energéticas C-D SUPERCOMPENSAÇÃO, 24 horas depois também ocorre um ganho (um pouco maior) e 24 horas depois há um ganho (ainda maior).
Algumas considerações importantes:
A Supercompensação é referente ao ganho relacionado às reservas energéticas (glicogênio hepático muscular). O estímulo pouco varia nesse momento, isso porque no músculo ocorre às adaptações neurais (sincronização das unidades motoras e recrutamento das unidades motoras). Por se tratar de um treino de hipertrofia a carga já é alta e o aumento deve ser gradual.
Tão importante quanto o estímulo é a reposição energética, e para isso é necessário uma boa alimentação. Mas não adianta comer o lanche do Mcdonalds, refrigerantes, frituras, gorduras e etc. A Alimentação deve ser rica em proteínas, vitaminas e carboidratos.
É o sono que vai acelerar o processo de recuperação e consequentemente levará a supercompensação. É claro que hoje em dia é quase uma utopia dormir 08h00 por dia. Mas procure estimular seu atleta/aluno dormir o máximo possível, sempre no mesmo horário e evite que ele durma de dia.
Por fim, procure manter a rotina nos horários de treino, primeiro porque o pico da supercompensação ocorre aproximadamente 24 horas depois do estimulo inicial. E segundo porque se o individuo treinar em horários variados, com o tempo ele não utilizara esse ganho metabólico, e passa a não guardar essa energia. Assim como a frequência que deve ser respeitada (intervalos maiores que 24h. requerem um tempo e estímulos maiores durante o treino).

Por fim, é isso galera, um recado de como aproveitar esse importante aliado durante os treinamentos. Qualquer dúvida estamos a disposição. 

Curta nos no Facebook.

Resumo do texto para o concurso publico estadual PEB II: Imagem e ação: a televisão e a educação física; Betti, Mauro.


Imagem e ação: a televisão e a educação física; Betti, Mauro.

 

Galera do blog, a partir de hoje, iremos começar uma serie de resumos sobre os artigos que serão parte da bibliografia, para aqueles que irão participar do concurso público estadual PEB II. A partir de domingo iremos disponibilizar os artigos para downloads no blog.

 

Vamos analisar o artigo do professor Mauro Betti.

 

 Imagem e ação: a televisão e a educação física.

 

No artigo, o professor apresenta a educação física como um fenômeno cultural: A cultura corporal do movimento e suas valências e da motricidade humana codificado pelos jogos, danças, ginásticas, lutas, esportes etc...

Para Betti, de forma indireta, ele apresenta as mídias em especial à televisão como um vilão, para a cultura corporal do movimento. Isto por que através dos esportes que é visto como um “artigo” à parte pelo autor, por conta de seus privilégios perante a mídia (TV) foi criado, o que o professor define como Telespetáculo. A prática do esporte em si que busca o prazer, o lúdico e o autoconhecimento passa a ser secundário, pois o que interessa é a veiculação aos grandes interesses comerciais (patrocinadores), e a forma como esse jogo é apresentado (enquadramento, efeitos especiais, replays), com esse advento outras mídias se “apoderaram” desse telespetaculo (revistas, internet, rádio). O autor afirma que as ginásticas passam a ter cada vez mais espaço na televisão, mas não com o intuito de difundir o esporte para as massas e seus benefícios referentes à sua pratica, mas sim é explorada a questão estética, visando à venda de produtos, os centros estéticos, as cirurgias plásticas e etc., o “mercado do corpo”.

Com isso Betti, aponta para: novos esportes relacionados a cultura corporal do movimento, e a espetacularização/ distanciamento desses esportes das demais manifestações da cultura corporal, devido a interesses econômicos/ “entrelaçamento” entre a estética e o fitness.

Para Betti, e outros autores esse fenômeno pode ser classificado como a “cultura das mídias” e faz uma reflexão que através desse novo status a intenção é criar indivíduos passivos, que passam grande parte do seu tempo ócio sentados no sofá em frente à televisão, apenas observando a linguagem audiovisual, cada vez mais enraizado no cotidiano do aluno, onde se valoriza a forma e não o conteúdo. Apresenta também o que ele denomina de uma visão hegemônica do esporte, a visão dos ganhadores: vitória, esforço, disciplina, status, retorno financeiro... A prática do esporte deixa de ser algo lúdico vivenciado em campinhos, terrenos baldios, ruas... Uma forma de aproximação e socialização entre as crianças e passa a servir como algo preparatório (treinamento) para crianças/adolescentes que querem ser “Ronaldinhos”.

Mas o autor não utiliza o artigo para que nós professores de educação física quebremos esse paradigma, e as crianças/adolescentes não assistam mais televisão e passem a vivenciar a cultura corporal de movimento. Pelo contrario ele apresenta o modo como a mídia e a educação física se relacionam de forma extremamente critica, e acentua a ineficiência de alguns professores de educação física na formação completa do seu aluno, pelo fato de entenderem que a educação física é apenas uma matéria pratica.

Mauro vai além apresentando diversas formas em que o professor deve utilizar a mídia. Segundo ele o professor deve ser um mediador desse conteúdo vinculado à mídia, abordando temas, discutindo, refletindo etc... Ou seja, uma interação com o meio. E entender esses conteúdos através de analises, interações, critica etc.. Ou seja, uma interação no meio. O intuito é formar um individuo critico, reflexivo, que saiba assimilar as informações a sua disposição veiculas pela mídia e formular o pensamento autocrítico, e construtivo. O professor ainda sugere algumas estratégias para as aulas:

 

-Motivação para o debate e a reflexão sobre temas atuais a partir do conhecimento prévio e cotidiano dos alunos.

- Atratividade da linguagem jornalística, que é mais sintética e ilustrada.

- Os audiovisuais dão destaque a informações e chamam a atenção, muitas vezes mais que o professor.

- Substituem longas exposições e textos;

- As imagens televisivas atingem primeiramente as emoções e, em seguida, o professor deve trabalhar as interpretações racionalizadas e críticas.

A partir da pesquisa-ação desenvolvida por Betti, são apresentadas algumas recomendações para o uso das mídias na educação física, em especial a TV e vídeo:

 

1) partir de um tema e/ou situação atual e de interesse dos alunos, porém, integrado ao tema trabalhado no currículo naquele período;

2) utilizar matérias curtas, evitando matérias essencialmente narrativas;

3) preparar a utilização da matéria, verificando a veracidade das informações;

4) articular exibição do vídeo com vivências corporais;

5) favorecer a discussão sobre o vídeo, articulando-a à vivência dos alunos e à cultura corporal de movimento, em seu contexto histórico (passado e presente) e com dados científicos;

Desse modo, recupera-se a tarefa educativa e física da Educação Física, enquanto elemento dinâmico da cultura.

 

Galera é isso ai o texto apresenta uma visão geral do artigo, que é bastante extenso e informativo, porém pode ser de difícil compreensão.

Deixe seus comentários e curta a nossa pagina no Facebook.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Vigorexia, a doença do século XXI

A imagem corporal está relacionada com a auto-estima, que significa amor próprio, satisfação pessoal e, acima de tudo, estar bem consigo mesmo. Se existe uma insatisfação, esta refletirá na autoimagem.
Na busca por um corpo ideal, muitas pessoas ultrapassam seus limites para conquistar uma aparência perfeita, um modelo ideal estabelecido por uma mídia onde um corpo belo e magro ou musculosos e definidos são mais importantes que saúde e caráter.


A mídia possui grande influência sobre o que vem a ser o “corpo perfeito”, corpos “bombados”, definidos e modelos magérrimas são impostos diariamente na sociedade como ideais, desvalorizando os demais estereótipos. Quando o indivíduo não se identifica com o modelo ideal exposto pela mídia, recorre a diversos artifícios e métodos, nem sempre saudáveis e necessários, a fim de alcançar tal padrão midiático. Com isso, a busca pela forma física perfeita pode muitas vezes tornar-se prejudicial à saúde, seja físico ou cognitivo, que, no caso, é a vigorexia.

A vigorexia foi descrita pela primeira vez em 1993 pelo psiquiatra americano Harrisom Pope, da Faculdade de Medicina de Harvard, como Anorexia Reversa e posteriormente como Complexo de Adônis, em referência a um herói grego considerado um ícone da beleza masculina. Apesar de não estar incluída nas classificações tradicionais de transtornos mentais como doença específica, devido a vários autores não a considerarem como uma nova doença ou entidade clínica própria, mas sim uma manifestação clínica, é caracterizada por um Transtorno Dismófico Corporal, e assim a vigorexia é então, de acordo com a Psiquiatria, uma síndrome onde as pessoas, geralmente homens, independente da musculatura, que normalmente são bem desenvolvidas, têm uma opinião patológica a respeito do próprio corpo, acreditando terem uma musculatura muito pequena, frágil e fraca. Os indivíduos acometidos por essa síndrome são pessoas que mesmo fortes fisicamente, ao se visualizarem no espelho enxergam-se "fracos e pequenos", quando na realidade mostram-se com musculatura acima da média, assim como os acometidos por Anorexia que mesmo extremamente abaixo do peso se visualizam gordos, caracterizando assim uma distorção corporal. 
Essa preocupação excessiva com o corpo leva esses indivíduos a práticas constantes e exageradas de musculação, dietas restritivas e agressivas ao corpo, ingestão de grandes quantidades de suplementos alimentares e em alguns casos fazem uso de substâncias, nem sempre apropriadas à saúde como o uso de esteróides e anabolizantes para obter massa muscular.


Sintomas

A vigorexia apresenta nos indivíduos os seguintes sintomas: depressão, ritmo cardíaco elevado (em estado de repouso) maior facilidade para adquirir infecções, perda da motivação, insônias, perda de apetite, falta de interesse sexual, dores musculares persistentes, irritabilidade, sentimentos de inferioridade e fadiga constante.

Tratamento

Os tratamentos ocorrem através de acompanhamentos médicos, ajuda nutricional e acompanhamentos psicológicos, interrupção do uso de anabolizantes quando for o caso, reconhecimento dos aspectos positivos de sua aparência física, encorajamento de atitudes mais sadias e enquadramento social.

Bom, é isso aí pessoal, uma introdução básica sobre o que é a Vigorexia, doença essa que está crescendo muito atualmente, sendo denominada como a doença do futuro, pois devido ao fato da sociedade estar cada vez mais consumista e a mídia cada vez mais aproveitadora, o estereótipo do "perfeito e ideal" está preconizado, e é cada um por si até chegar lá!
Salve-se quem puder! hahaha

 Espero que tenham gostado, qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio, fiquem à vontade.


Matéria enviada por nossa amiga Professora e aluna de Bacharel em Educação física Natália Floreste.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Algumas Dicas de Abdominais



Marketing Pessoal - Sou a Pessoa CERTA!!!

Existem dias em que acordamos meios desanimados, desmotivados, olhamos par o espelho e pensamos se eu fosse um produto eu não me compraria. Pois não sabemos pra onde ir, parecemos cachorro em dia de mudança, ai perguntas como estas surgem: Onde procurar emprego? Qual área seguir? No que devo me especializar? O blog não irá responde isto para você, mas dará 7 dicas para que o sucesso seja seu melhor amigo e que ao final do dia você encare o emprego e decida investir em você.

1º Preparação Diária.
Nem sempre acordamos dispostos a tudo, porém a grande diferença entre um grande empreendedor e um pequeno é a sua preparação diária. Geralmente isto acontece no começo do dia, ao tomar café, na chegada do seu local de trabalho. Você deve estar sempre antenado, ler noticias sobre diversos temas, pois nem só de esportes vive um personal.

2º Abordagem
Segunda-feira, 7 horas da manhã, academia vazia, você de ressaca sem a menor disposição de atender aquele gordinho que só fala de futebol. Em contra partida seu companheiro de trabalho chegou as 6:30, esta lendo sobre a bolsa de valores, e você pensa "esse cara é louco". Ele com a maior disposição aborda o fofinho, inicia uma conversa com um bom dia, chamando o fofo pelo nome, perguntando sobre o que ele esta achando do treino, da academia e sobre o que espera da semana. Este profissional com certeza será um dos grandes. Pense nisso.

3º Sondagem
Geralmente usada nas grandes lojas de grife onde o atendimento é individualizado, este processo pode ser incluso no momento em que profissionais de Educação Física abordam seus cliente.
Algumas perguntas podem nortear um trabalho competente, colocaremos aqui alguns exemplos: O que esta achando do programa de treinos? Esta satisfeito com nossa estrutura?

4º Demonstração (FEEDBACK)
Hora de pegar pesado no treino, os marombas chegaram na academia, iniciam aquele treino que nem o dinossauro Rex iria conseguir suportar. Porém eles estão executando o treino de forma errônea, cargas em excesso, movimentos errados, a postura mais parece a de uma lagartixa. É de suma importância que o profissional entre em ação e conduza a situação com tranquilidade e demonstre de forma coesa, simples e objetiva todos os fundamentos corretos para uma boa execução do movimento.

5º Vá além do esperado
Perdemos muito espaço no mercado, pois devido a supostos educadores que não se prepararam, e só querem pegar os filezinhos da academia, nossa imagem ficou rotulada como tarados bombados sem intelecto.
Para este quadro ser revertido, é preciso ir além, se especializar, ser carismático, pensar no cliente como um todo, um ser que sente ansiedade, stress, tem vícios, como ele se alimenta e dorme. Cita Bruno. Não olhe para ele somente como um cliente, trate-o como um amigo, crie um laço de confiança e os frutos serão imensos.

6º Fidelização
Quarta semana de treinamento de um iniciante, as dores já estão pelo corpo todo, o pensamento de encerrar o programa de treino esta batendo forte na sua cabeça. Você não vai fazer nada pra reter seu cliente?
Esta etapa talvez seja um dos grande desafios encontrados na nossa área. A fidelização passa por todas a etapas citadas a cima e mais alguns mimos ao cliente. Um bom papo, mostrar que você conhece e sabe o que esta fazendo, apresentar resultados, individualizar treinos, promover eventos e investir no cliente, são ferramentas para a fidelização e aumento na sua cartela de clientes.

7º Encerrando Uma aula. Hora do Tchau...
O fofo esta pingando suor, seu treino foi histórico, porém amanha tem mais, mas na cabeça dele esta a coxinha e sofá e amanha tem jogo do verdão na TV. Você acha que ele voltara? sim ele voltara, exalta Bruno. Mostre a evolução dele neste dia, crie um desafio para ele, incentive, motive-o, se necessário ligue para casa dele e convide-o para treinar. Este processo criara um laço de amizade entre você e o fofinho que seu amigo "personal" dispensou por causa da ressaca.

Comece a se PREPARAR e conte suas NOTAS de 100.


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O Chocolate, e seus Benefícios a Saúde

Huuummmmmm...
        Sabe aquela hora em que você está no Trem e de repente entra um senhor vendendo uma deliciosa barra de chocolate, porém você está de dieta e não pode comer? Temos uma boa dica para lhe dar: Adicione o chocolate em sua dieta!
       A ideia é não consumir o chocolate exageradamente, principalmente para indivíduos obesos ou com sobrepeso, e muito menos restringir o consumo do mesmo, pois com o consumo moderado e frequente o cacau pode garantir sua saúde cardiovascular, e ainda melhorar o rendimento em muitas modalidades esportivas.
   
       Apesar de o chocolate ter sido consumido por centenas de anos, só recentemente é que foram iniciados estudos para descobrir, conhecer e entender os benefícios a saúde que esse delicioso alimento nos dispõe. 
        Esses benefícios provem de uma composição derivada do cacau, os flavonoides, estes sendo responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares.
         Em vários estudos realizados no decorrer do anos, sendo um deles em 2004 comprovou que o consumo de cacau e de chocolate eleva o nível de colesterol HDL ( colesterol bom) o que está relacionado com a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e até mesmo de câncer. Em contrapartida, outros estudos comprovam efeitos antioxidantes em alimentos compostos com os flavonoides do chocolate, evitando assim a oxidação do colesterol LDL (colesterol ruim) dentro do organismo.
      Esses flavonoides encontrados no cacau também agem na diminuição da pressão arterial. Essa substância junta com a atividade física pode melhorar o desempenho do atleta consideravelmente, pois em um estudo feito na Universidade Estadual de Detroit, nos Estados Unidos provam que essa substância ajuda na estimulação muscular.
         O chocolate, alem de ser incrivelmente saboroso, também pode nos proporcionar saúde e outros benefícios, como até mesmo um melhor rendimento nos esportes. Apesar da má fama como causador de gordura localizada, celulite e espinhas, estudos e pesquisas científicos provam o contrário.
Mas lembre-se: APRECIE COM MODERAÇÃO!

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Feliz dia dos Professores.

No mundo existem milhares de professores, se analisarmos com outros olhos poderemos enxergar algumas semelhanças com os sete anões. Pois existem aqueles que são como o Soneca, vivem dormindo, rezam para chegada dos feriados prolongados e geralmente são amigos do Acthim, ah esse Acthim, é danado,  vive de atestado médico devido a uma gripe ou virose. Logo atrás completando a gang esta o Zangado, geralmente é o professor de matemática ou português, por qualquer coisa faz escândalo, fica todo vermelho de raiva e começa a brigar, deixem o dever de casa sem fazer pra você ver oque acontece,  vai deixa vai!
Em contra mão tem o Feliz, na maioria das vezes são professoras, vivem sorrindo e são amorosas. Ah! Não podemos esquecer o Dunga, esse sim o mais atrapalhado, distraído e gente boa, quase todo professor de Educação Física.
Cada Professor com suas particularidades, metodologias e simpatia. OPS! Esquecemos do Mestre, esse é cada um dos citados acima, pois eles dedicam cada segundo de suas vidas, cada bronca, ficam horas corrigindo provas com respostas que muitas vezes os entristecem, tudo isso para que cada menina vire uma Branca de Neve e cada menino vire um Príncipe.

O Blog ATP-CP FITNESS agradece a cada professor pelos ensinamentos prestados, sem vocês jamais estaríamos no AR.

sábado, 12 de outubro de 2013

Atividade Física = Desempenho sexual nas alturas.

Mente e corpos cansados são comuns no dia-dia , dia corrido, louça pra lavar, filhos pra cuidar, relatórios pra entregar, sogra infernizando, contas e mais contas a pagar. A vida é assim corrida mesmo, a não ser que você seja algum monge ou filósofo. Já que não somos, todos esses problemas aliados ao stress e sedentarismo, faz com que na hora em que deitar-se com seu parceiro(a), seja apenas para dormir, nenhum carinho, cheirinho e muito menos SEXO, é isso mesmo Sexo. Autoestima baixa, e o único apetite que você tem é para o pão com manteiga no café da manhã. Agora reflita "isso é normal para você? E para seu relacionamento?"
Vamos responder estas indagações, isso NÃO É NORMAL, e por mais trágico que isto seja o seu problema pode esta perto do fim, pois a atividade física contribui muito para a melhora do seu apetite e desempenho sexual.
A pratica regular de atividade física auxilia diretamente para o melhor desempenho sexual, devido a uma maior capacidade cardiorrespiratória e maior capacidade neuromuscular - Explica Thiago Henrique. A atividade física regular irá desenvolver cada valência física do corpo. Por exemplo: Estabilidade, propriocepção, força máxima, força explosiva, força de resistência, hipertrofia muscular, melhora no tônus, velocidade, agilidade e potência.


Leia abaixo com atenção, nos destrinchamos todos os segredos para os caminhos do prazer. Procure um profissional de educação física e prepare-se para noites intermináveis com seu parceiro.


  • Estabilização:
 "O sistema de estabilização do CORE (Centro do Corpo) é predominantemente formado por fibras que respondem melhor a tensão constante", explica o personal trainner Tiago Henrique consultor e colunista do blog. Ou seja, a resistência para manter-se em uma posição pelo tempo necessário não será mais um problema e sim uma solução durante o ato sexual.
  • Força
"É a habilidade do sistema neuromuscular de produzir tensão interna e exercer resistência contra uma força externa" menciona Tiago. "Força máxima é a capacidade que um músculo pode voluntariamente gerar  em uma unica contração", "Força de resistência é a habilidade de manter a produção de força por um tempo prolongado", ou seja certas posições não serão mais problemas.


  • Velocidade
Isto desencadeara grande habilidade de mover a totalidade ou parte do corpo rapidamente. Então você imagina seu motor do amor será o de uma FERRARI.


  • Agilidade e coordenação
"Essa é a habilidade de combinar um ou mais movimentos de maneira fluída, com incremento de velocidade", explica Tiago. Com o aumento dessas habilidades, será muito mais fácil usar a criatividade nos momentos mais calorosos.

  • Propriocepção

Exercícios proprioceptivos baseiam-se na melhoria dos aspectos neurológicos do nosso corpo. Estas atividades facilitam uma interação eficaz entre o organismo e o ambiente exterior, graças à comunicação que
se dá através do tecido sensorial. Ou seja, você estará mais receptivo à estímulos externos.

Por fim, a atividade física melhora a autoestima, que é primordial para que possamos ter momentos inesquecíveis com nossos pombinhos, pois ela promove a liberação de uma serie de substancia no cérebro, como endorfina, dopamina e os endocanabinóides, que além dos efeitos imediatos de euforia e analgesia, são capazes de promover uma modulação do funcionamento cerebral de forma muito mais sustentada - explana nosso consultor Tiago. 

Não perca mais TEMPO e prepare-se para o PRAZER!