Marcellino, Nelson Carvalho. Lazer e Educação Física, texto que faz parte da bibliografia do concurso publico do estado de São Paulo.
Caros amigos, ultrapassamos a metades dos artigos que fazem parte da bibliografia do concurso, o dia esta chegando e com isso a ansiedade só aumenta, mas vamos que vamos. Este texto ira falar sobre como a educação física se encaixa no lazer.
Segundo o autor, mesmo com os avanços acadêmicos, ainda encontramos questões difíceis de serem resolvidas quando se trata das atividades físicas esportivas e de lazer. Marcellino aponta duas situações que geram preconceito dentro dessa pedagogia: socioeconômica e a utilização com instrumento ideológico, e isto esconde as condições de dominação social. Portanto o que se encontra nas pesquisas é uma relação muito intima entre conteúdos físicos-esportivos e os sociais, e um pouco menos com a área turística (Marcellino 1999-2003).
Quando dirigido para a pedagogia da educação física, educação motora ou educação física escolar, cria-se duas ligações, a educação par o lazer, onde o conteúdo cultural especifico( físico esportivo), está ligação terá função de pouca ressonância social. A segunda ligação será no caráter educação pelo lazer, trabalhando os conteúdos vividos pelo lazer, onde será buscado a superação do conformismo, pela criticidade e criatividade.
Marcellino cita que o lazer pode estabelecer relações com o esporte-participação ou esporte-lazer, e até mesmo com auto rendimento, contudo este ultimo irá apresentar duas perspectiva:
1- Como conteúdo e forma ao desenvolver treinamento, incorporando ao máximo o componente lúdico da cultura.
2- Como espetáculo; quando para quem assiste ao esporte passa a ser lazer.
O autor mostra que ouve um declino da pratica de atividades físico-esportivas após os anos escolares. Fica claro que existe um buraco entre as pessoas que gostariam de fazer e os que efetivamente praticam alguma atividade física, isso se da pelo fascínio determinado pelo esporte espetáculo, alto grau de seletividade, falta de espaço, equipamento e etc.
Meus caros após o breve entendimento entre educação física e lazer cria-se um alargamento sobre a compreensão do lazer através da educação física escolar, conteúdo, em gêneros, em níveis de atividade é preciso que se destaque o papel da educação física escolar em conjunto com as demais disciplinas, lembrando que as relações lazer-escola-processo educativo, caracterizam uma interdependência entre cada um desses elementos.
Marcellino cita uma pesquisa onde os professores ainda tem laços de moralismo e vigilância, característicos da educação física tradicional, por isso os indivíduos entrevistados sentem a necessidade de professores que promovam a iniciação esportiva, a manutenção da ordem no momento das atividades.
A partir destes pontos podemos observar que como área de produção do conhecimento, o lazer atua entre nós como área prestadora de serviços. Porém quando vinculados, lazer/educação física é preciso que a produção de conhecimentos respeite a especificidade da área da educação física.
O lazer como área de atuação tem um leque de possibilidades, mas temos que nos atentar que não qualquer lazer. Lazer que leve a convivencialidade, se torna impossível abordar o lazer fora das questões do trabalho, ou da educação, ou da família, ou da religião e etc.
Por fim devemos nos atentar que o lazer para muitos indivíduos é o único momento que eles tem para desenvolver seu cultura de movimento e vivenciar situações de prazer, pois devido ao grande tempo deixado para traz dentro das empresas, o ser humano esta necessitando de lazer.
Galera é isto ai, mais uma obra destrinchada para os estudos, lembramos que não é garantia de acesso a uma das vagas, porém a construção do conhecimento vale mais que isso.
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