segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Resumo do texto: A TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RESTRIÇÕES E POSSIBILIDADES.

NASCIMENTO, Paulo Rogerio Barbosa; ALMEIDA, Luciano. A tematização das lutas na educação física escolar: Restrições e Possibilidades.

Salve Professores MALUKOS, vamos destrinchar mais um texto que serve de base para o concurso publico dos professores do estado de São Paulo, neste texto os autores, abordam como tema principal a luta nas aulas de educação física escolar. Os autores trocaram experiências onde a reconstrução do tema lutas se deu de forma coletiva.
Quando tocamos no assunto lutas na escola percebemos que ele é pouco acessado, e o seu trato pedagógico suscita questionamentos e preocupações por profissionais da Ed. Física escolar. Em sua maioria das vezes a pratica da luta na escola, acabam sendo executadas por terceiros, sendo desvinculados da ed. física e do projeto-politico-pedagógico da escola. Pois segundo Nascimento foram encontrados argumentos restritivos para a possibilidade do trato pedagógico. Sendo eles a falta de vivencia pessoal em lutas por parte dos professores e a preocupação com fator violência, intrínsecos as praticas de luta.     
Para que se desenvolva a luta na escola o trato pedagógico deve comportar aspectos da autonomia, criticidade, emancipação e a construção de conhecimentos significativos. A partir desta proposta os autores analisaram e relataram a situações da pratica de lutas na educação física escolar.
 Após os relatos e analises ficou claro que a pratica das lutas não precisa ser executadas por um especialista, e que se praticada de forma ordenada não haverá violência no decorrer das aula.
 Os parâmetros curriculares  nacionais (PCNS), que caracterizam os esportes de combate /luta como disputas em que os oponentes devem ser subjugado mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão  de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa [...]. Portanto  as lutas e combates não precisam ser desenvolvida para o aperfeiçoamento técnico e criação de atletas, elas devem ser tratadas de forma critica, gerando uma  reconstrução de valores entre os alunos. A luta devera ser abordada no plano conceitual, para que se apropriem dos elementos que constituem as lutas, como histórico, rituais, crenças e principais regras, através da pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário