quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Série: Gestão de Academias - Natação

          A natação é uma modalidade esportiva que a cada dia vem se tornando mais procurada, a mesma pode ser praticada em todas as idades, sem riscos ou prescrições.
          Academias de natação adotam metodologias diferentes, no processo de ensino e aprendizagem desta modalidade para três diferentes faixa etárias (crianças, adultos e idosos), a duração da aula, geralmente é de 45 minutos.

Natação para Crianças: nesta faixa etária o professor mantem-se dentro da água, trabalha-se bastante brincadeiras, atividades lúdicas, favorecendo o desenvolvimento da criança, qualidade de vida, segurança contra afogamentos, melhorias no sistema respiratório. Nessa idade as crianças imitam os movimentos que observam, portanto o professor deve ser visual e correto.



Natação para Adultos: muitos adultos procuram essa atividade para aliviar o stress, recomendação médica, outros para competir. A divisão do adulto é feita por fases, no qual essas divisões ocorrem desde o aprendizado até o treinamento, em algumas academias essas divisões são feitas por níveis: 1 ao 4, e outras adaptações e/ou iniciação, intermediário e avançado.


Natação para Idosos: a procura da modalidade na terceira idade está relacionada a melhoria da saúde e entretenimento dessas pessoas. Nessa faixa etária são desenvolvidas patologias como osteoporose, hipertensão arterial, redução das funções cardiovasculares, pulmonar e renal, e lentidão cognitiva e motora. As atividades que são realizadas para o ensino e o aprendizado  da natação favorecem na melhoria dessas doenças. Além de favorecer o convívio social dos praticantes.

Fica a dica para quem quer uma academia completa. Natação é uma modalidade para todos, popularizante e lucrativa!






Nenhum comentário:

Postar um comentário