domingo, 3 de novembro de 2013

Princípios da Sobrecarga

Fala galera do blog, hoje vamos discutir a importância da sobrecarga e como aplica-la em um treinamento.

A sobrecarga pode ser entendida como o estimulo que é dado na musculatura do indivíduo, buscando um aumento em sua performance assimilando suas técnicas e a coordenação dos movimentos (amplitude) e a relação com o processo de adaptação:

(estimulo + assimilação + adaptação = > desempenho).

Independente a modalidade (futebol, corrida, treino de hipertrofia, potência, resistência etc...) para que ocorra a melhora no desempenho é necessário o catabolismo tecidual e proteico a depletação energética, para que resulte em um anabolismo tecidual/proteico e energético. Esses só serão alcançados através do treinamento realizado com a sobrecarga adequada, o tempo de recuperação e paciência, pois a melhora não ocorre da noite para o dia.

Para explicar como aplicar a sobrecarga vamos utilizar o exemplo de um treinamento visando hipertrofia . A sobrecarga pode ser entendida sob aspectos:

Qualitativos;

Carga : (quilagem utilizada em um treino de hipertrofia).

Densidade: (o intervalo entre uma série de exercício e outra).

Intervalo: ( o intervalo para a troca entre um exercício e outro).

Qualidade de movimento: (a amplitude do movimento respeitando conceitos biomecânicos como alavancas e braço de alavanca, o tempo para a realização da fase concêntrica e excêntrica, se o exercício for realizado de maneira muito lenta pode ser qualificado como super slow ou ainda deixar de ser um treino isotônico e passar a ser um treino isométrico).

Tempo de recuperação: (aproveitar os benefícios da supercompensação).



Quantitativos;

Volume: (a quantidade de vezes em que seu aluno vai realizar o mesmo exercício em cada serie).

Series: (a quantidade geral do exercício por exemplo: 3x12. É o número de series 3, e a quantidade de exercícios repetidos para cada serie, 12).

Tipos de exercícios: (referente a quantidade de exercícios que serão realizados para aquele dia de treinamento, rosca direta, supino, rosca Scott... pode ser em circuitos, estações ou aleatório).

Quilagem: (acima de 85% força máxima, entre 70 e 85% potência, entre 50 a 70% resistência)

Tempo de descanso: (por ocorrer uma grande solicitação dos estoques energéticos, respeitar o tempo de descanso e combinar com uma boa alimentação/ supercompensação).



A grande maioria só pensa na sobrecarga pensando na tabelinha carga + volume, porém não são apenas esses aspectos que são importantes visando um treino de hipertrofia, se entre uma serie e outra você demora 30 segundos, 1,2 minutos você perde na qualidade do treino, o ideal é precisar antes esse intervalo com seu professor (exemplo 20 seg.entre cada serie). Ou tão inadequado quanto é o tipo de exercício (também pode ser visto como um aspecto qualitativo), trabalhar bíceps, em seguida gastrocnêmio, deltoide, isquiotibiais, trapézio... não há uma coerência no trabalho e não utilizar quilagens diferentes para exercícios diferentes, se esta treinando potência ficar apenas na quilagem para gerar um ganho de potência.

Outro aspecto importante é não entender o treinamento de sobrecarga como uma receita de bolo, aplicar para todo aluno/atleta 3x12, 5x10, 4x15 etc... cada , metabolismo responde ao treinamento de uma forma, o que é extremamente extenuante para um pode ser bem leve para o outro. Mesmo que o biotipo aparentemente seja o mesmo, esse principio da sobrecarga é denominado de individualidade biológica  e deve ser respeitado tanto quanto os aspectos qualitativos e quantitativos.

Fim de jogo por hoje pessoal espero que possamos ter ajudado, deixe seus comentários curta nossa página no facebook e até a próxima.
https://www.facebook.com/AtpCpFitness?ref=ts&fref=ts


Nenhum comentário:

Postar um comentário