quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Resumo do texto: FAZER, CONHECER, INTERPRETAR E APRECIAR: A DANÇA NO CONTEXTO DA ESCOLA.

LOMAKINE, Luciana. FAZER, CONHECER, INTERPRETAR E APRECIAR: A DANÇA NO CONTEXTO DA ESCOLA.

Salva rapaziada estudiosa, hoje vamos falar sobre mais um texto para o concurso publico para professores do estado de São Paulo. O texto que analisaremos hoje é mais simples para aqueles que ainda estão cursando a faculdade ou que acabaram de sair do ambiente universitário, pois ele ira analisar o dança no contexto escolar.

Segundo Lomakine, no conteúdo especifico da Educação Física, os PCNs definem e asseguram um lugar para a dança na escola, porém isso não assegura que a mesma vai ser pratica neste ambiente onde a construção cultural do corpo é praticada a todo momento, sendo assim a compreensão de mais este universo fica comprometida.

Sobre a Dança.

Segundo Langer, a dança é uma área especifica do conhecimento como a "arte" onde ela transmite, sentimentos, através de criações simbólicas, sendo que a transmissão se dá através de de formas que tem sua concretização executadas pelo corpo humano, por este motivo a dança é a mais antiga das artes, já que não necessita de instrumentos ou ferramentas para sua expressão.
A dança quando praticada em seu caráter especifico (forma de competição, demonstração profissional e etc) enfatiza a performance técnica, mas quando praticada de forma pedagógica ela procura contribuir com o desenvolvimento humano nos aspecto motor; perceptivo-motor; e sócio-afetivo. esta ideia se dá através do caráter artistico. Laban em 1948, pensou e executou uma proposta de dança para pais e mestres chamada dança livre, onde se educava através da dança.
A dança é entendia como uma das linguagens artísticas não-verbais, patrimônio de todo ser humano, onde a sensibilidade e estética estão presentes a constantemente. O ato de dançar apresenta uma manifestação artístico cultural , sua forma cultural popular são apresentadas através do folclore, étinias, capoeira etc; já na arte a dança pode ser apresentada como acadêmica, moderna, contemporânea,; dentro da religião a dança será encontrada nos rituais das tribos, do candomblé etc.

Objetivos da Dança no modo geral.

A dança terá como objetivos promover o desenvolvimento e a manutenção das capacidades fiscais, o desenvolvimento sócio-afetivo do ser humano, o cognitivo, consciência corporal, educação rítmica e auto-expressão.Ao analisarmos os objetivos principais da dança, entendemos que ela ajudara a construir a cultura corporal do indivíduo por completo.

Funções da dança.

Promover a comunicação, facilitar a auto-expressão, identificação cultural, diversão, descontração e prazer estético.

Objetivos da dança na escola.

A dança quando introduzida na pedagogia escolar terá como objetivo desenvolver a imaginação, a comunicação não verbal, o pensamento critico, a autoconfiança, cooperação e a criatividade. Devera ser pensada para aprimorar o desenvolvimento motor, a consciência corporal e a percepção musical.
Portanto através da música o aluno vivencia um modo de expressão diferente da linguagem verbal ou escrita.
Os professores devem se atentar aos 4 pilares da dança dentro da escola; o fazer, que consiste na criação ou aprendizado de determinado vocabulário de movimento; o conhecer, que compreendem conceitos, atitudes e procedimentos e precisa ser abordado de maneira completa por ser vista como área de conhecimentos específicos; o terceiro pilar é o da interpretação, onde a ideia é não distanciar o aluno de uma situação ou personagem de sua realidade sócio-cultural;. e por fim o apreciar da dança, que nada mais é que uma fruição estética, que é o estudo dos efeitos e condições da criação artística.

 Para que tudo isto seja aplicado dentro de uma aula o professor devera planejar suas aulas dentro dos conteúdos específicos, e dos níveis de ensino, considerando o aluno a peça mais importante  no processo ensino-aprendizagem, tendo claro seus objetivos e conteúdos, considerando as preferências dos alunos.

Conteúdos da dança.

  • Corpo, possibilidade de movimentos de todas as partes do corpo.
  • Espaço, o local onde haver os deslocamentos, desenhos do corpo, forma, direção tamanho e etc.
  • Força (peso ou energia)
  • Tempo, nem todas as aula precisam de som, pois no silêncio também existe ritmo, pode se criar sons a partir do corpo com trabalho de percussão corporal.
Ao finalizarmos este artigo, percebemos que a dança, utilizada através de uma metodologia com conteúdos que respeitem o histórico e  o ambiente onde o aluno esta inserido, irá servir para condiciona-lo a ser um indivíduo ativo e critico neste processo. A dança quando bem trabalhada na escola, irá promover uma melhora no desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e motor dos indivíduos praticantes. Fica claro que a dança não consiste somente a forma de movimento, se torna necessário que o professor seja mediador entre a historia e o movimento gerado pela dança.

Galera é isso ai mais um resumo pronto, o grande dia esta chegando, não vamos deixar pra ultima hora, estudem, se dediquem pois todos nós temos um sonho, mas poucos tem coragem de vive-lo.

Curta nos no FACEBOOK




Um comentário: