quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Resumo do texto: Transformação didático pedagogica do esporte.



Kunz, Eleonor Transformação didático pedagógica do esporte.

Salve galera que acompanha o nosso blog, hoje vamos apresentar mais um resumo com um tema que faz parte da bibliografia do concurso público para professor estadual PEB II.
A autora apresenta o seu artigo demonstrando uma preocupação, para o que parece ser a tônica da bibliografia para este concurso; A questão do esporte hegemônico (ou seja, aquele em que apenas a vitória é valorizado, criando mitos e que estão sempre associados aos campeões, ao retorno financeiro, a superação etc.).
Mas a Kunz, não faz uma critica ao esporte em si, pelo contrário a autora apenas atenta para o fato que os esportes hegemônicos serem basicamente a única forma de interação dos alunos com a educação física na escola, excluindo as demais oportunidades de explorar a cultura corporal como as ginásticas, danças, lutas, freesby, basebol,boliche, rugby etc. E ainda cita o fato que este esporte praticado na escola reproduz a ideia da competição, do treino e do rendimento esportivo, ou seja, a educação física escolar está servindo de ponte para algo que não é o seu propósito: o da “formação de atletas”.
Com isso exposto Kunz, apresenta uma metodologia para contrabalancear esta realidade a Crítico-emancipatória “Orienta-se numa perspectiva educacional crítica, defende que a educação física privilegie situações didáticas que valorizem a autonomia, a reflexão e a participação dos alunos no mundo dos esportes. Sem a busca da valorização e/ou do aperfeiçoamento técnico, mas que permita ao aluno ser o autor e ator de sua própria cultura do movimento” ( Paulo Freire, Kunz Eleonor).
Ou seja, o esporte nas escolas devem sofrer uma intervenção didático-pedagógica, ele deve ser desconstruido, refletido, criticado, reconstruido e praticado. Através dessa cerne a autora deixa claro  a importância da prática do esporte, mas que ele não deve entrar na escola da mesma forma que é apresentado (esporte espetáculo) pelos meios de comunicação, e consequentemente tornar as aulas mais cooperativas, interessantes e co-educativas. Para que o esporte tenha valor educacional na escola o professor deve atuar pedagogicamente como mediador na reconstrução do esporte, na valorização e participação de todos, na organização e auxílio da prática esportiva, o professor deve dispor mais tempo para debater questões que o telespetáculo fornece e possibilitar situações problemas para que os alunos busquem com autonomia respostas. Assim o aluno vai atuar de forma crítica e reflexiva sobre o esporte. Para que o aluno intervenha de forma autônoma, crítica e criativa em sua realidade social, de maneira a modifica-la, tornando-a qualitativamente diferente daquela existente. Valorizando assim a formação integral do indivíduo nos aspectos; cognitivos, motor e sócio-afetivo.
Galera é isso aí mais um post pra ajudar nos estudos, deixe seus comentários, curta nossa página no facebook e até a próxima.

2 comentários:

  1. Lembrando que nao é Eleonor Knuz e sim Elenor Knuz que é homen, logo ele é o autor do livro e não autora..

    ResponderExcluir