quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Procedimentos de Primeiros Socorros dentro de Campo





         Em uma partida de futebol, ou até mesmo no treinamento é comum ocorrer lesões, algumas mais leves e outras mais graves. Em alguns momentos no jogo pode haver lance um mais forte, como uma bola dividida, ou até mesmo um lance solitário onde o atleta/aluno cai de mal jeito e se lesiona acidentalmente. Mas o que o treinador deve fazer um uma situação como essa? Quais são os cuidados imediatos que o profissional deve ter?
         O procedimento de primeiros socorros pode ser dividido em dois protocolos: PRICE e SALTAPS.
      O protocolo PRICE (Sigla em inglês para proteção, repouso, gelo, compressão e elevação) é um procedimento que deve ser usado imediatamente após a ocorrência da lesão, quanto mais rápido for feito o atendimento, melhor. PRICE é um método de cinco passos, que qualquer pessoa pode fazer, sendo que o mesmo tenha o mínimo conhecimento da técnica do procedimento. Esses métodos são:
         
Proteção: Proteja todos e qualquer tipo de lesão, seja leve ou grave, para evitar um agravamento do problema, tente de alguma forma aliviar o peso no local lesionado e se for percebido qualquer deformidade no local da lesão, não tente corrigir, só vai piorar, a melhor coisa a ser feito é estabilizar o membro.

Repouso: Mesmo se a lesão for aparentemente leve, não deixe que o atleta/aluno volte para o jogo imediatamente, é preciso ter pelo menos o mínimo de recuperação.

Gelo: O gelo é uma ferramenta essencial no kit médico, pois tem a função de reduzir a dor e a inflamação. Envolvido em um plástico ou pano, aplique durante 15 a 20 minutos sobre a lesão, depois de aguardar por uma hora e meia aplique novamente  durante 15 a 20 minutos. Mas cuidado para não aplicar diretamente na pelo, pois corre o risco de causar queimaduras de frio.

Compressão: Para reduzir um possível inchaço, faça uma compressão com uma bandagem elástica ou inelástica mesmo, mas sempre verificando se não está muito apertado, pois em uma bandagem frouxa inicialmente pode ficar justa com um inchaço contínuo

Elevação: O inchaço pode ser reduzido se a lesão for elevada até acima do nível do coração.

        Por muitas vezes depois de efetuar alguns dos procedimentos do protocolo PRICE, é iniciado o protocolo SALTAPS (sigla em inglês para parar, perguntar, observar, tocar, mover/estender, levantar). Que é usado para avaliar o estado do atleta, caso seja efetuado o retorno do mesmo para a partida.
           Mas é preciso deixar uma coisa bem clara, caso um jogador estiver com suspeita de lesão na coluna vertebral ou desacordado, nunca mova o mesmo. Nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário