quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Alongamento Estático X Alongamento Dinâmico

           Desde cedo, nas escolas ou nos clubes os professores passaram um exercício chamado alongamento, sendo ele executado sempre anteriormente a uma atividade física. Mas para que serve o alongamento, sendo utilizado por todos os profissionais de Educação Física em todas as atividades esportivas?
           No âmbito esportivo o alongamento tem função de preparação muscular para iniciar as atividades, tendo como objetivo obter mais elasticidade ou um melhor desempenho nos movimentos.
           Um fato comum que ocorre nas aulas de muitos professores de educação física ou treinadores, é de eles passarem o tipo de alongamento inadequado para determinada atividade
           Um estudo realizado na Universidade Estadual de Londrina (PR) comprovou através de testes científicos que o alongamento dinâmico é mais eficiente na melhora do desempenho do atleta do que o alongamento estático, uma vez que o alongamento estático serve somente para ganho de flexibilidade.
           O alongamento dinâmico consiste em alongar a musculatura de forma diferenciada, ao invés de um movimento contínuo de 10 a 30 segundos totalmente paralisado e com a musculatura esticada, fazem-se movimentos breves e repetitivos, alongando e relaxando os músculos seguidamente. Dessa forma o gral de flexibilidade alcançado será menor se comparado ao alongamento estático, porém o ganho no desempenho dos movimentos nos treinamentos será melhorado consideravelmente.
                                (Imagem: Exercício Afundo - Alongamento Dinâmico)
            Por fim o alongamento estático é preferencialmente passado em uma atividade isolado, para adquirir flexibilidade e consequentemente obter o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento, assim prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.

2 comentários:

  1. Nossa muito legal esta matéria, tinha algumas duvidas sobre alongamentos, casa queira entrar em contato com faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso queria mais informações, entre em contato via e-mail: brunogois2012@gmail.com

      Excluir