quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Aula de metodologia do trabalho científico ( 19/09/2012 )

Salve galera do blog, hoje tivemos uma aula bem tranquila a professora basicamente recapitulou alguns conceitos já vistos em aulas passadas.

Fases do trabalho científico
Exploratória
Fase do projeto
Fase de aplicação ( não foram discutidas em sala)
Fase de divulgação ( não foram discutidas em sala )

Exploratória é a fase em que o aluno pode ou não ir à campo, pode ser:
Bibliográfica, através de material já publicado fazer uma resenha ou uma revisão.
Fase de campo, através de pesquisas, entrevistas, coletas de dados...;

Fase do projeto, esta, é a fase da elaboração do projeto propriamente dito, o projeto deve ter:

O tema, o nome do trabalho científico

Fase da exploração, definir se será uma pesquisa bibliográfica ou de campo

Formulação do problema, Aqui é a pergunta que deve ser feita, com base nessa pergunta todo o trabalho e montado, por exemplo: Quantas horas em média as pessoas jogam videogame?

Delimitação, Você percebeu que a pergunta é muito vaga e abrangente, afinal quantas pessoas no mundo jogam videogames. Nessa fase do projeto vamos "enxugar" a pergunta, por exemplo: A pesquisa sera realizada com adultos na faixa de 25 a 35 anos, na cidade de Jundiaí, com pessoas do sexo feminino. Pronto viu como a pesquisa já passa a ter um foco específico.

Hipótese, Aqui o pesquisador vai "responder" ( supor )qual sera média de horas que as meninas jogam videogames. Lembrando sempre que não necessariamente aquilo que o pesquisador pensa é o correto.

Pois bem ao fim desses conceitos a professora pediu para que os alunos fizessem trios para "montar" alguns projetos, apenas para ver se ficou claro que todos entenderam. Mas como a professora toda hora corrigia o que os alunos faziam, parece que a maioria não entendeu. Ainda bem que temos o nosso blog salvador para dar aquela força.
Bom pessoal sobre o que foi debatido em aula foram esses temas, a professora também colocou alguns outros conceitos que devem ter um projeto científico, mas como o debate ficou focado apenas nos temas à cima citados, vamos apenas reescrever o que a professora colocou na lousa.
  
1 Apresentação, Entidade, coordenador, local, data, relação de pessoal ( Quem? ).
2 Introdução, formulação do problema, delimitação do problema, enunciado das hipóteses ( O Que?).
3 Objetivos, geral e específico ( Para que?) ( Para quem?).
4 Justificativa, ( Por que?).
5 Metodologia, delineamento, tipo de pesquisa, amostragem, variáveis de estudo ( Como?) ( Com quem?)
( Onde?) ( Quando?).
6 Embasamento teórico,teoria de base, definição de termos.
7 Cronograma de pesquisa, ( Quando?).
Orçamento, avaliação de recursos ( Com quanto?).
9 Bibliografia.

Bom pessoal por hoje é só, ate a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário