A Professora
Luciana iniciou a aula propondo um exercício onde deveríamos identificar as
estruturas dos artigos entregues por ela. Mais uma vez a sala deu show de bola,
pois todos se empenharam para identificar os elementos que constituíam os
artigos. Após a identificação a professora propôs um debate, "fica aqui
espostoa a opinião dos autores deste humilde blog, fica claro que as aulas onde nós
alunos temos uma participação mais ativa são de maior significância, pois as
mesmas envolvem á todos criando uma esfera de participação de ambos os lados, os
professores como mediadores e alunos como seres ativos. Pois ao longo do curso
foram raras as vezes em que tivemos esta oportunidade de expormos nossas
ideias, sendo sujeita a críticas, mas este não é o tema de nossa pauta aqui discutida."
Os artigos
científicos entregues pela professora foram sobre temas atuais da Educação
física, não sitaremos os temas pois não tivemos acesso a todo.
Porém o
mais importante e que identifiquemos os seguintes elementos:
Delineamentos
da pesquisa;
Prospectivos: Partem de uma ideia para o futuro, sabe se o ponto de partida mas não se sabe
suas respostas futuras.
Exemplo: As
pesquisas sobre novas vacinas, sabe se qual a doença, mas não se sabe quais
serão os resultados futuros.
Retrospectivos:
são pesquisas que partem do passado para o presente.
Exemplo: Procura-se os estilos de diversas lutas, e então buscam sua história,
fundadores e etc...
Estudos
transversais: São coletados dados em um único momento, é de fácil aplicação
porém não tem uma conclusão tao qualificada.
Exemplo: Em
uma pesquisa sobre motivação no esporte, os pesquisadores coletaram os níveis de
ansiedade apenas uma vez, e tiram suas conclusões a partir dos resultados
coletados.
Estudos
longitudinais: É a mesma coisa que os transversais porém os dados são coletados mais
de uma vez, tornando a pesquisa mais qualificada e confiante, porém de difícil
execução pois para manter as coletas de dados é mais difícil pois sempre há
desistência dos participantes.
Exemplo: Pesquisa que ananaliza os níveis de lactato no sangue dos iniciantes da pratica
esportiva. Deverão ser feitas duas coletas do sangue dos indivíduos em dias
diferentes, ai se da a dificuldade da coletas dos dados.
Apartir
destes deliniamentos que se planeja a pesquisa, que se cria um norte a ser
seguido para execução de uma pesquisa.
Agora
citaremos as classificações da pesquisa, elas servirão para o desenvolvimento,
escolha de métodos e para que finalidade a pesquisa servira.
Fonte da
informação: Pode ser teórica ou empírica.
A teórica
busca analizar documentos( bibliografias), analizando-as na visão de vários
autores sobre o tema estudado, criando uma esfera de reflexões.
Exemplo:
pesquisa sobre poemas de amor.
Já a
pesquisa empírica estuda fenômenos e a
natureza dos acontecimentos é divida em dois grupos, campo e
experimental.
A de campo
tem um maior número de variáveis, pois sua pesquisa e realizada in loco,
dependendo da finalidade da pesquisa ela e mais confiável que a experimental.
Exemplo: Coleta de dados em uma competição de handebol.
A pesquisa
experimental e realizada em laboratórios, pois o controle das suas variáveis
sera maior, chegando a resultados mais equilibrados.
Exemplo: Analise dos níveis de lactato no sangue do individuo.
Natureza da
pesquisa:
Para se
realizar uma pesquisa aplicada devemos ter o breve conhecimento da ciência
básica e da tecnologia( instrumentos, meios e métodos), pois esta pesquisa
poderá ter aplicações praticas.
Tipos de
abordagem.
Quantitativa e qualitativa.
Qualitativa: Busca analizar algo que não seja quantificado, o pesquisador se faz presente
durante um bom tempo, e é realizada fora dos laboratórios.
Exemplo: Uma pesquisa onde a intenção e analizar os pensamentos sobre ganhar ou perder.
Quantitativa: Envolve medições e também as analises sobre a natureza da atividade, isso se dá
pelo fato do pesquisador quantificar as tais naturezas.
Exemplo: Medir os níveis de confiança dos atletas antes de uma competicao.
Galerinha.... É isso, como muitos são da turma da lincênciatura sabemos que está aula pode parecer um pouco monótona e sem sentido, mas para aqueles que pensam em continuar o ano que vem e cursar a graduação, ela é de suma importância para o t.c.c. ( Trabalho de conclusão de curso), se atentem as novas leituras e pau no gato que o semestre está chegando ao fim. E quarta feira dia 12/09/12 dicas sobre os relatórios de estagio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário