No inicio da aula a professora Liliam deu alguns recados importantes, primeiro a próxima aula será teórica, segundo ela comentou sobre a prova prática:
A prova prática.
será realizada no dia 20 de setembro, serão formados no máximo três grupos com no mínimo 15 integrantes ( pode ter um pouco mais ) algumas dicas importantes:
Cada frase musical deve ter no minimo 32 tempos e no máximo 64 tempos.
Nas apresentações os grupos tem que ter deslocamento frontal e/ou lateral, mudança de nível, mudança de direção, percussão corporal e percussão instrumental. Um fator que a professora vai levar muito em conta será a criatividade de cada grupo. Passado os recados vamos a aula.
Para um bom profissional de ritmo e dança, e também para outras áreas de atuação da educação física e muito importante a postura isso por que nos vendemos a imagem de saúde.
Para uma aula de ritmo e dança a postura deve ser:
Fixar os pés no chão como uma raiz empurrar de maneira firme com os dedos dos pés gerando assim uma força antagônica onde ira aumentar os espaços entre as articulações formando uma estrutura forte, resistente e firme.
Trabalhar com firmeza sobre seu eixo longitudinal, coluna ereta, ombros e quadris alinhados, escapulas abertas e o abdômen firme fazendo força de contração, dessa forma toda região do tronco ficara "livre".
Com esta posição o aluno terá equilíbrio suficiente para realizar giros, saltos, piruetas... assim o aluno terá o controle sobre seu corpo. Esta posição também favorece a amplitude de movimentos com os membros superiores e inferiores, aumentando a sua gama de movimentos.
Ao término da explicação a professora ensinou uma coreografia:
1 Deslocamento frontal em 4 tempos iniciando com o pé direito (1,2,3,4)
2 Os alunos vão agachar e bater com firmeza as palmas das mãos (5)
3 Os alunos vão levantar-se e fazer um afastamento lateral com as pernas movimentado a perna direita (6)
4 Agora os alunos vão cruzar com a perna a frente, movimento realizado com a perna esquerda (7) e realizar um giro de 360 graus (8).
Após repetir algumas vezes foi feito o mesma coreografia mas com percussão corporal ( bater palmas ).
Depois foi feita a mesma coreografia, porém com mudança de direção realizando um giro de 90 graus após o oitavo tempo musical.
Coreografia: Movimento refletido.
Depois a professora dividiu a turma em 2 grupos para cada um criar sua própria coreografia, sobre as coreografias realizadas algumas observações:
Grupo 1 : bastante criativo utilizou-se de percussão instrumental, mudança de nível, saltos e boa sincronia de movimentos ( utilizou como instrumentos banco suiço e cadernos ).
Grupo 2: um pouco sem sincronia de movimentos utilizou-se de percussão instrumental e corporal, mudança de direção e de nível ( utilizou como instrumento apitos ).
Essa aula sem dúvidas alguma vai ajudar bastante para a prova prática, quem ficou com duvidas sobre a aula e só consultar o nosso blog para esclarece-las, abraço.
Coreografia |
Depois foi feita a mesma coreografia, porém com mudança de direção realizando um giro de 90 graus após o oitavo tempo musical.
Coreografia: Movimento refletido.
Depois a professora dividiu a turma em 2 grupos para cada um criar sua própria coreografia, sobre as coreografias realizadas algumas observações:
Grupo 1 : bastante criativo utilizou-se de percussão instrumental, mudança de nível, saltos e boa sincronia de movimentos ( utilizou como instrumentos banco suiço e cadernos ).
Grupo 2: um pouco sem sincronia de movimentos utilizou-se de percussão instrumental e corporal, mudança de direção e de nível ( utilizou como instrumento apitos ).
Essa aula sem dúvidas alguma vai ajudar bastante para a prova prática, quem ficou com duvidas sobre a aula e só consultar o nosso blog para esclarece-las, abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário