quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Interdisciplinaridade Aula do dia 12/09/12.

Esta sendo um prazer enorme para nos escrevermos este blog, pois através dele estamos ajudando muitos alunos e amigos a ter um entendimento das aulas. Muito obrigado a quem esta acessando nosso conteúdo e aproveitem o maxímo para sugar todas as informações e dicas neste espaço criado para os AMANTES de Educação Física.

Pois bem galera da frente, meio e fundão, as aulas de Interdisciplinaridade vem gerando boas discussões, nesta aula a professora nos indicou a leitura do seguinte texto: Educação física e multiculturalismo. 
Primeiramente devemos entender o significado de multicuturalismo: Multiculturalismo é a diferença cultural de uma sociedade para outra, ou seja cada sociedade é detentora de sua propria cultura. Antigamente havia o dominio de sociedades mais desenvolvidas em relação as sociedades com um menor desenvolvimento, criando intervenções, a colonização, exploração e até mesmo extermínio de populações  inferiores.
Porém devemos ter cuidado em falarmos de multiculturalismo, pois quando há uma imposição de uma cultura sobre a outra pode ocorrer ações de violência e dominação, mas se este processo for de forma natural ira criar novos conhecimentos e a miscigenação entre diversos povos. Ou seja, de uma forma bem simples o multiculturalismo é o respeito desenvolvido por outras culturas.
Quando discultimos multiculturalismo na educação física, devemos voltar ao passado e pensar que o exercício físico é uma atividade que  desenvolveu-se desde os primordios da civilização. Neste contexto podemos ver que antigamente se praticava exercícios para celebração ou agradecimento a algum deus, já nos grandes centros o exercício era montado como forma de espetaculos para distrair a população ( isso acontece até hoje).
Galera agora pensando em nosso dia-a-dia, devemos observar que o jogo, exercicio físico e outras praticas de atividade, representam a possibilidade de lazer e socialização. E a educação física vai de encontro com as necessidades de cada indivíduo, pois em um mesmo espaço um aluno pode apenas querer desenvolver um condicionamento físico melhor, enquanto outro pode recorrer a este tipo de atividade apenas por prazer da pratica. Isto vai variar muito de acordo com o desejo de cada aluno, é neste momento que vemos o multiculturalismo aparecer.
Para que isto aconteça nós profissionais de educação física devemos deixar de lado os pré-julgamentos e buscar junto ao aluno atingir seus objetivos, atentando-se sempre a saúde como principio fundamental.

Pois bem turma após esta leitura, a professora solicitou que refletissemos sobre o tema e respondessemo  a seguinte pergunta:

Uma secretaria de esporte e lazer pretende realizar, em caráter experimental, em uma cidade do interior próxima a uma reserva indigena, os I jogos da juventude e da cidadania. Para conceber esse evento, com uma perspectiva ética de valorização do ser humano, do multiculturalismo e do exercíco da cidadania, foi construida uam comissão multidisciplinar. Com base nessa situação hipotetica, a fim de concretizar essa perspectiva sociofilosofica para o esporte, serria correto essa comissão.

Colocaremos apenas as respostas certa.


I- apoiasse a produção de vídeos das equipes participantes que divulgassem as trajetórias de construção da cultura corporal esportiva que vivenciam.

Analise: Esta resposta esta certa pois a comissão iria promover junto com outras matérias o desenvolvimento de videos, e como a propria comissão é multidisciplinar "envolve varias disciplinas"  fica facil perceber que esta resposta é verdadeira. E por outro lado também justifica-se que outras sociedades iriam ver as praticas de povos distintos.

II- Premiasse a participação de torcidas organizadas que se apresentem originalmente caracterizadas, tematizando a cultura local e o Fair Play.
Analise: Esta correta pois a ultima palavra ja diz tudo, Fair Play"jogo Limpo", mostra o respeito pelas diferença de cada cultura.

Saber conviver tornou-se mundialmente conhecido como um dos pilares da educação para o seculo XXI, apresentado no relatorio DELORS ( UNESCO). No âmbito da atuação do profissional de educação física, valorizar o saber conviver com a expressão de respeito ao multiculturalismo representa descontruir verdade corporalizadas, intregar saberes da cultura corporal, questionar à hierarquização das diferenças de habilidad, amar e respeitar o ser humano e a vida. Nessa perspectiva, assinale a opção em que é apresentada a atitude adequada do profissional de educação física no trabalho com um grupo de ginástica que envolva pessoas de diferentes gerações.

D- Socializar os saberes de experiências cultural de cada um dos participantes como relação à ginástica , como forma de valorização da diversidade cultural.
Analise: Quando o professor utiliza as experiências de cada indíviduo, passa-se a valorizar o mesmo, criando um ambiente de novos saberes para os outros aulos e para o proprio professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário