Kunz, Eleonor Transformação
didático pedagógica do esporte.
Salve galera que acompanha o
nosso blog, hoje vamos apresentar mais um resumo com um tema que faz parte da
bibliografia do concurso público para professor estadual PEB II.
A autora apresenta o seu artigo
demonstrando uma preocupação, para o que parece ser a tônica da bibliografia
para este concurso; A questão do esporte hegemônico (ou seja, aquele em que
apenas a vitória é valorizado, criando mitos e que estão sempre associados aos
campeões, ao retorno financeiro, a superação etc.).
Mas a Kunz, não faz uma
critica ao esporte em si, pelo contrário a autora apenas atenta para o fato que
os esportes hegemônicos serem basicamente a única forma de interação dos alunos
com a educação física na escola, excluindo as demais oportunidades de explorar
a cultura corporal como as ginásticas, danças, lutas, freesby, basebol,boliche,
rugby etc. E ainda cita o fato que este esporte praticado na escola reproduz a
ideia da competição, do treino e do rendimento esportivo, ou seja, a educação
física escolar está servindo de ponte para algo que não é o seu propósito: o da
“formação de atletas”.
Com isso exposto Kunz, apresenta uma metodologia para contrabalancear esta realidade a
Crítico-emancipatória “Orienta-se numa perspectiva educacional crítica, defende
que a educação física privilegie situações didáticas que valorizem a autonomia,
a reflexão e a participação dos alunos no mundo dos esportes. Sem a busca da
valorização e/ou do aperfeiçoamento técnico, mas que permita ao aluno ser o
autor e ator de sua própria cultura do movimento” ( Paulo Freire, Kunz
Eleonor).
Ou seja, o esporte nas escolas
devem sofrer uma intervenção didático-pedagógica, ele deve ser desconstruido,
refletido, criticado, reconstruido e praticado. Através dessa cerne a autora
deixa claro a importância da prática do
esporte, mas que ele não deve entrar na escola da mesma forma que é apresentado
(esporte espetáculo) pelos meios de comunicação, e consequentemente tornar as
aulas mais cooperativas, interessantes e co-educativas. Para que o esporte tenha
valor educacional na escola o professor deve atuar pedagogicamente como
mediador na reconstrução do esporte, na valorização e participação de todos, na
organização e auxílio da prática esportiva, o professor deve dispor mais tempo
para debater questões que o telespetáculo fornece e possibilitar situações
problemas para que os alunos busquem com autonomia respostas. Assim o aluno vai
atuar de forma crítica e reflexiva sobre o esporte. Para que o aluno intervenha
de forma autônoma, crítica e criativa em sua realidade social, de maneira a
modifica-la, tornando-a qualitativamente diferente daquela existente.
Valorizando assim a formação integral do indivíduo nos aspectos; cognitivos,
motor e sócio-afetivo.
Galera é isso aí mais um post pra
ajudar nos estudos, deixe seus comentários, curta nossa página no facebook e até
a próxima.
Lembrando que nao é Eleonor Knuz e sim Elenor Knuz que é homen, logo ele é o autor do livro e não autora..
ResponderExcluirElenor Kunz.. digitei errado..
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