domingo, 2 de setembro de 2012

Palestra FPA. Unip - Universidade Paulista


Lembrando que para quem esteve presente vale horas de A.A.C.C.


No ultimo dia 25 de Agosto de 2012, foi ministrado na Unip – Universidade Paulista, em parceria com a FPA Cursos uma serie de cursos gratuitos, com caráter profissionalizante. Os cursos apresentados foram dos mais diversificados nas varias áreas atuantes de Educação Física, sendo divididos em dois períodos manhã e tarde, todos os períodos contava com três apresentações, tendo os seguintes temas:
·         Recreação;
·         Hidroginástica para gestantes;
·         Ginastica Aeróbica;
·         Pilates;
·         Corrida;
·         Mexe fitness.
Cada curso foi ministrado por um profissional atuante na área e de grande reconhecimento e respeito no mercado, o que valorizou ainda mais o curso, fica evidente que em alguns cursos, o interesse é maior por parte dos participantes, como por exemplo os cursos de recreação e mexe fitness. Este fenômeno é de fácil explicação, pois de forma consciente ou não, os participantes dos cursos também veem este momento como um lazer, pois se torna uma forma de fugir da rotina desgastante do dia a dia algo que futuramente iram proporcionar aos seus alunos.

O curso de recreação é sempre o tipo de atividade que ao fim da palestra vários participantes saem dizendo ou com a sensação “quero trabalhar com recreação”, pois com um clima relaxante e descontraído a dinâmica imposta pelos professores, os locais em que os recreacionistas trabalham e a valorização financeira são atrativos significativos para atrair cada vez mais profissionais para esta área. Mas como nem tudo são flores vale a pena citar que nem todos os profissionais da área tem o gás necessário para acordar todos os dias as oitos da manha com disposição para aquela caminhada matinal com um grupo de pessoas da terceira idade que esperaram ansiosamente por este dia.

O curso de hidroginástica para gestantes foi talvez o curso mais “maçante”, isso por que além de ser uma palestra bem morna em que os palestrantes se preocupavam mais com a saúde e os cuidados que se deve tomar com as gestantes, e pelo fato de a partir da metade da palestra parecia mais um workshop em que foi apresentado uma serie de produtos para a execução da aula.

O curso de hidroginástica para gestantes foi talvez o curso mais “maçante”, isso por que além de ser uma palestra bem morna em que os palestrantes se preocupavam mais com a saúde e os cuidados que se deve tomar com as gestantes, e pelo fato de a partir da metade da palestra parecia mais um workshop em que foi apresentado uma serie de produtos para a execução da aula.

O curso de ginastica aeróbica foi talvez o mais surpreendente, isso por que todos os cursos criaram uma expectativa previa que acabou confirmando-se. Porém o curso de ginastica aeróbica surpreendeu a todos de maneira positiva, primeiro por que é uma área que hoje tem uma valorização financeira bastante a atrativa chegando a algumas academias pagarem até R$75,00 a hora, isso pelo fato de que o mercado hoje tem poucos profissionais capacitados, mas a grande surpresa e que dar uma aula aeróbica é simples e muito estimulante pela dinâmica que a aula tem que ter e por trabalhar poucas horas por dia. Fica a dica para quem esta no sexto semestre ou esta tendo a matéria de ritmo e dança, prestem bastante atenção especialmente na parte do pulso e mapeamento musical.

A palestra de Pilates foi basicamente uma aula “in Loco” a palestrante ministrou uma aula exaltando os benefícios da pratica de Pilates, deixou claro que os pontos mais importantes para uma boa aula são a respiração e controle do seu centro de gravidade, uma palestra que pouco cativou...

A essa altura do "campeonato", o cansaço já começava a falar mais alto, mas a grande maioria aguentava firme e forte esperando pela palestra de corrida, esta que por sua vez começou com o professor explicando a importância em saber utilizar o calçado adequado para cada tipo de terreno e pisada que o praticante da modalidade tem, dois fatores importantes para que o aluno não sofra com lesões. Esta é uma importante tarefa do profissional, pois devemos nos atentar-se a estes detalhes que o praticante novato não vai saber. Logo apos o palestrante ensinou a forma de como o aluno devera respirar durante a  pratica da corrida, e então colocou em pratica seus ensinamentos fazendo corridas em torno da quadra. A palestra foi uma boa pedida para o começo do fim de tarde.

Para o fim da jornada ficou a palestra de mexe fitness, seria ela o gran Finale? Bom é inegável como todos gostaram da aula, muito agitada, as pessoas sem a menor timidez, dançaram e se mexeram sem parar... Mas como dito no inicio do paragrafo citamos uma aula e não uma palestra, pois bem os palestrantes optaram por falar bastante não só de sua formação acadêmica mas também de suas historias de vida (bem monótono), e colocaram todos para dançar, transformando a palestra em uma aula pratica, visando que os participantes pegassem gosto pela pratica do mexe fitness. Vendo por este lado a palestra conseguiu seu objetivo com louvor.

A importância de um evento como este é inegável, o curso e os palestrantes foram de uma qualidade elevadíssima, e fica a dica para aqueles que ainda estão com duvidas sobre qual área atuar apos o termino de sua graduação, os cursos da FPA são de grande qualidade, é interessante estar sempre atento ao site http://www.fpacursos.com.br/asp/home.asp pois eles realizam cursos gratuito com uma grande frequência, e verificar outras empresas de cursos, pois apesar de bons, certos cursos da FPA não são tão acessíveis financeiramente.

É isso ai galera, vale a pena correr atras de novos conhecimentos, ir a WORKSHOP, e ampliar seu Networking.


Nenhum comentário:

Postar um comentário