sábado, 15 de setembro de 2012

Aula teórica de ritmo e dança ( 13/09/2012)

Salve galera do blog, antes daquele resumo esperto um rápido lembrete no dia 19/09/2012 ( quarta-feira) a professora Liliam vai fazer uma apresentação de dança no mosteiro São Bento ( prox. ao metro São bento) ao meio dia valendo horas de AACC.
Recado dado,   estamos aqui para comentar sobre a aula de ritmo e dança, lembrando que esta foi a última aula teórica antes da prova prática ( detalhes de como sera a prova prática de uma olhada no resumo da aula de ritmo e dança do dia 06/09/2012.).
A aula foi sobre a história da dança, contando suas origens desde a Pré-histórica ate a dança contemporânea.
 Na Pre-história, através de pinturas foi possível perceber que muitos dos movimentos realizados na caça eram similares a gestos de danças, além do mais haviam figuras de rodas em que as pessoas celebravam a caça bem sucedida, para agradecer aos deuses. Nessas pinturas foi visto que as mulheres eram desenhadas com seios fartos e bunda grande o que representava um sinal de fertilidade. Ou seja na Pre historia as danças eram usadas pra celebração da vida, da caça, fertilidade e agradecimento aos deuses.
A dança na antiguidade (Egito ) eram praticadas apenas por mulheres ( sacerdotistas) como um culto a deusa da fertilidade antecedendo a cheia do Rio Nilo. Um fato curioso e que a dança que elas praticavam era a dança do ventre, adotada por ciganos e posteriormente por outras culturas como a Árabe, ou seja a dança do ventre e originária do Egito.
Dança na Idade Média, como todos sabem tudo era proibido na era da trevas, a igreja condenava a dança pagã, porém a nobreza absorve a dança popular e passa a ser apenas divertimento, mudança de local, vestimenta e a seguir a métrica musical.
Um ponto interessante para se comentar e que o ocorrido na Idade média em que a nobreza absorve uma dança tradicional do "povo", não e um ato exclusivo desta época, no Renascimento a dança volta a ser do povo, em outros momentos acontece o papel inverso do povo absorver a dança dos nobres, um exemplo e a tradicional dança da quadrilha, que foi absorvida dos nobres europeus em suas colônias aqui no Brasil e absorvida pelo povo do interior, outro exemplo e de uma dança que foi absorvida do" povo para o povo" o Funk originário das periferias dos EUA e trazida para as favelas cariocas.
É importante lembrar que sempre que uma dança e "absorvida" por outro povo, é introduzida nela características da cultura em que a dança foi inserida, por exemplo o Funk norte americano era cantado por James Browncom estilo bem parecido com o Jazz, já no Rio de Janeiro utilizou-se de uma batida forte (o pancadão) e as letras falam sobre o dia a dia das comunidades cariocas e suas características, o que em muitas vezes torna a música muito vulgar.
Renascimento, é quando o homem volta a ser o centro do universo e a dança e devolvida ao povo. No renascimento é importante dizer que é quando a dança e levada ao teatro.
No romantismo acontece o nascimento do balé, este que por sinal incorpora movimentos negando a realidade, suas histórias são românticas, irreais...Seus personagens são fadas, duendes, bruxos...( no balé usa sapatilha de ponta para a bailarina estar à cima, negando o chão, a realidade...).
Modernidade a dança no inicio do século XX busca mais vida nos movimentos, dança abstrata sem enredo, e estuda a relação entre gesto, voz e emoção.
Dança contemporânea, nos dias de hoje a dança pode ser retratada como a dança do multiculturalismo onde os movimentos expressões e gestos são feitos de vários formas expressando batidas, pancadões etc...
Algo importante para se dizer e que hoje em dia todos tem acesso a todos os tipos de músicas, danças, sons etc... por isso e nosso dever como professores de Educação Física formadores de cidadãos para viver em sociedade, e hoje esta é uma sociedade multicultural apresentar e discutir sobre todos os tipos de música ou dança ( independente ao seu gosto pessoal não importa se for funk, axé, sertanejo etc.). Mas, temos que apresentar aos alunos o outro lado da dança, ou seja sua origem, por que hoje e assim e a 100 anos era de outra forma...
Bom fica aí mais um resumo feito no capricho, espero que ajude a todos, e pessoal um lembrete deixem seus comentários para que nos possamos saber aonde melhorar.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário