terça-feira, 11 de setembro de 2012

Aula de metodologia do treinamento físico (10/09/2012)

Salve galera do blog, hoje estamos juntos para dar aquela força com mais um resumo caprichado, lembrando pessoal as provas da NP1 estão chegando e não vamos deixar para estudar na última hora.
Agora falando sobre a matéria de ontem sobre fontes energéticas, ela e um pouco puxada e complexa, por esse motivo vou tentar simplificar ao máximo o resumo dando maior ênfase à alguns conceitos que se todos entenderem a matéria ficara fácil.
Vamos começar falando de um assunto que o professor falou rapidamente mas que é importante:
Fibras musculares. Existem 2 tipos sendo um deles divididos em 2 sub tipos.
Fibra tipo 1: também conhecidas como fibras avermelhadas são do tipo lenta ideal para exercícios aeróbios ( oxidativo ) por exemplo maratona.
Fibra tipo 2A: também conhecidas como fibras brancas são do tipo rápidas ideal para para esportes coletivos ( oxidativas-glicolíticas ) como futebol, basquete...
Fibras tipo 2B: também são fibras brancas do tipo rápidas ideal para esportes de alta intensidade e curta duração, exercícios anaeróbios ( glicolíticos ) por exemplo corrida de 100 metros.

E importante lembrar que em um individuo, ele não possui apenas fibras do tipo 1 ou do tipo 2 em seu tecido muscular e sim os 2 tipos, assim como e errado afirmar que  um individuo que possui um maior número de fibras musculares brancas que não possa fazer exercícios de longa duração, o mesmo vale para aquele que tem uma predominância de fibras vermelhas não poder fazer exercícios de alta intensidade e curta duração.

Fontes energéticas.
Alguns conceitos que são importante saber:
Primeiro nunca um sistema energético ( para saber sobre sistemas energéticos de uma olhada no resumo do dia 03/09/2012 aqui mesmo no blog.) metaboliza energia para as fibras musculares de forma isolada, ou seja mesmo que você faça uma corrida de 200 metros, um exercício de alta intensidade anaeróbio o metabolismo não vai gerar energia apenas através da via glicolítica, assim a via energética aeróbia esta metabolizando energia para a célula, o que ocorre e que nesse tipo de atividade física há uma predominância da via energética anaeróbia. O mesmo vale para exercícios de baixa e/ou média intensidade ou atividades de longa duração a via energética predominante e aeróbia, mas também a via energética anaeróbia esta metabolizando energia. O que vai determinar qual sistema vai predominar sobre o outro e:
a intensidade do exercício, a duração do exercício e a disponibilidade de substrato 
( glicose,gordura e proteína)para uso. 
Sendo assim em exercícios de curta duração( aproximadamente 10 a 15 seg.) e alta intensidade a creatina fosfato vai predominar ( apenas exercícios anaeróbios ).
Em exercícios de alta intensidade e média duração ( ate aproximadamente 3 minutos) a glicose vai predominar ( exercícios anaeróbios ), em exercícios de baixa e/ou média intensidade ( ate aproximadamente 20,25 minutos ) a glicose também vai predominar ( exercícios aeróbios ).
Em exercícios de baixa e/ou média intensidade e longa duração ( aproximadamente à partir de 20 minutos) a gordura vai predominar ( exercícios aeróbios ).
Em exercícios de baixa, média e/ou alta intensidade e longa duração ( aproximadamente à partir de 1 hora ) a proteína vai predominar em relação a glicose, isso por que com o treino tão longo os estoques de glicose baixaram bastante.
Porém isso não e uma receita de bolo, os casos citados à cima levam em conta a intensidade e a duração da atividade física, mas e importante lembrar a disponibilidade do substrato. Por exemplo se os estoques de glicose estão baixos no músculo, a glicose hepática armazenada no fígado em forma de glicogênio, não sera utilizada para contração muscular, será utilizada para suprir as necessidades do sistema nervoso central ( o SNC só utiliza glicose como fonte energética ) vamos imaginar que o atleta esta treinando a 10 minutos, ele então terá que esperar mais 10 minutos para utilizar a gordura como principal substrato energético? E claro que não, a célula necessita de energia, e se o organismo tem como fornece-la então vai suprir as exigências da célula com a gordura. Ou seja vai utilizar o que esta disponível e de fácil acesso.
Outro exemplo, a grande maioria dos livros fala que o individuo só passa a queimar gordura depois de aproximadamente 20 minutos de treino com uma intensidade baixa como por exemplo uma caminhada. Muito bem então uma pessoa que quer perder gordura teria que andar até a Lua, isso por que a gordura gera uma grande quantidade de ATP e a minha exigência com relação ao treino e muito baixa. Então como fazer para queimar gordura de maneira rápida e eficiente? Através do treinamento, com o treinamento aumenta o número de mitocôndrias ( onde ocorre as reações químicas da quebra da gordura) e poupa a glicose antecipando o uso da gordura como principal fornecedor energético, mesmo em treinos mais intensos.
Por fim vamos comentar sobre o teste de sprint citado em aula.
O atleta realizou 10 sprints de 10 segundos com intervalo de descanso de 30 segundos. As variáveis utilizadas para o estudo foram a primeira (1) e a última (10).
Levando em consideração que é um exercício de curtissíma duração e altissima intensidade, sabemos que é um exercício anaeróbio em que utiliza a creatina para ressíntese de ATP ( via ATP-CP ) então:
No sprint 1 o atleta utilizou aprox. 50% de creatina, aprox.13,5% de ATP e aprox. 36,5% de glicose.
No sprint 10 o atleta utilizou aprox.85% de creatina, aprox. 3,5% de ATP e aprox.11,5% de glicose.
O que podemos concluir com estes resultados?
E que no sprint 1 utilizou mais creatina como fonte de energia principal( menos do que o esperado) e o atleta correu aproximadamente 70 metros (número hipotético ).
E que no sprint 10 utilizou uma maior quantidade de creatina, mas o atleta correu "apenas" 40 metros
( número hipotético).
Podemos concluir então que: No primeiro exercício o atleta não utilizou todo o seu estoque de creatina e uma alta intensidade. Já no sprint 10 após fazer uma serie de exercícios com um curto intervalo entre um e outro ele utilizou quase todo seu estoque de creatina e a intensidade do exercício foi menor.
Este tipo de treino visa aumentar o número de creatina fosfato e mitocôndrias na célula.
Bom pessoal o resumo de hoje esta chegando ao fim ficou um pouco mais extenso do que eu planejei mas enfim esperamos ter ajudado, qualquer dúvida poste nos comentários.

  
    
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário