terça-feira, 18 de setembro de 2012

Aula de metodologia do treinamento físico (17/09/2012)

Salve galera mais uma semana que começa, e já começou pesada, afinal o conteúdo da aula de metodologia foi bem extenso e complexo. Mas não se preocupem afinal com este resumo feito no capricho vai ajudar muito vocês.
Princípios biológicos.
Pois bem os princípios biológicos citados em aula, tem relação com as alterações funcionais ( por exemplo melhora aeróbia maior volume de VO2 máximo ) e estruturais ( por exemplo hipertrofia aumento no tamanho da fibra muscular)  que são inerentes ao treinamento, ou seja através de um treinamento sistematizado seu corpo sofrerá alterações, tanto com respostas positivas ao treinamento quanto respostas negativas.
Os princípios biológicos estão ligados a:
Sobrecarga
Reversibilidade
Destreinamento
Individualidade biológica.

Porém antes de explicarmos cada um desses princípios biológicos temos que entender alguns conceitos que sem entende-los você não vai conseguir entender o resumo.
Volume, é a quantidade que você aplica ao seu treinamento, por exemplo em um treinamento aeróbio o atleta esta treinando 10 KM por dia esta quantidade é o seu volume.
Intensidade, é a carga em que você aplica ao seu treino, por exemplo, o atleta corre 10 KM em 30 minutos, se eu quiser aumentar a carga o atleta vai fazer os mesmos 10 KM em 25 minutos ( você pode diminuir a carga)
Frequência, é a quantidade de vezes em que seu atleta treina. Tanto os dias, quanto as vezes.
Por exemplo o atleta treina 3x por semana no período da manhã e da tarde.
Variabilidade da atividade, é mudar o seu método de treino, mudar a exigência. Por exemplo o atleta esta fazendo um treino de resistência aeróbia:
corrida continua _____________________ corrida intervalada
Exigência menor  _____________________   exigência maior 
 
Com esses conceitos esclarecidos, vamos agora entender os princípios biológicos.

Sobrecarga, você pode entender a sobrecarga como a exigência do treinamento ( volume + intensidade + frequência + variabilidade da atividade ) através desta carga de treino o atleta ira sofrer uma adaptação. Para que não ocorra uma acomodação o atleta devera receber sempre estímulos contínuos, criar uma sobrecarga:
+ volume ( corre 10 km passa a correr 12 km ).
+ intensidade ( corre 10 km em 30 min. passa a correr 10 km em 25 min. ) * não é necessário aumentar o volume e a  intensidade ao mesmo tempo, você aumenta o ritmo de um ou do outro de acordo com a necessidade.
+ frequência ( treina 2x por semana passa a treinar 3x por semana ).
+ variabilidade da atividade ( mudar o método do treino, aumentar a exigência ).

Reversibilidade, são adaptações perdidas quando o aluno/atleta para de treinar. Não ocorre de uma hora para a outra, mas acaba criando uma tendência, uma vez cessado ( ou interrompido ) os estímulos contínuos. * o tempo que leva para o aluno/atleta perder essas adaptações e + ou -proporcional ao tempo em que ele levou para chegar aquela forma.
Agora um ponto importante a ser discutido, é para aqueles que querem treinar atletas de alto rendimento. É quando o atleta chegou em um nível de treino em que o rendimento dele não aumenta independente à carga, é possível que seu atleta chegou a um estado de fadiga, quando isso ocorre o ideal e diminuir o volume de treinamento, essa alteração no treino possivelmente vai gerar uma melhora no rendimento ( minima ) mas os estímulos vão continuar ocorrendo, assim ele não vai ter perda de rendimento. Esse conhecimento e muito importante, isso por que você vai saber fazer o planejamento ideal para que seu atleta chegue as competições  no melhor da sua forma.

Destreinamento, redução ou perda da adaptação, isso ocorre quando a interrupção total dos estímulos.

Individualidade biológica, Cada individuo tem uma resposta específica para cada estímulo, ritmo e grau de adaptação. Em esportes individuais é fácil treinar o atleta, mas e em esportes coletivos? Para isso o professor terá buscar preparar os atletas de acordo com a exigência e a função que cada um tem.
Por exemplo no futebol o centroavante não tem a mesma exigência de um lateral, assim deve-se individualizar o treino de acordo com a exigência do jogo e a posição de cada atleta, respeitar também peso, altura, idade, gênero...

Antes de falar de especificidade dos movimentos vamos relembrar alguns conceitos:

Ação concêntrica: encurtamento do músculo
Ação excêntrica: alongamento do músculo
Ação isométrica: ação parada, resistência de força
Ciclo do alongamento-encurtamento: ação excêntrica rápida, que antecede uma ação concêntrica rápida. A passagem da ação excêntrica para a ação concêntrica tem que ocorrer em alta velocidade, isso por que nos músculos existem componentes elásticos que quando você faz a ação excêntrica rápida gera uma força que é liberada na ação concêntrica rápida ( observação; se você faz o movimento excêntrico de forma lenta não gera essa força elástica, e se na passagem para a ação concêntrica, é feita de forma  lenta a força elástica gerada na ação excêntrica se perde.)
Vamos falar agora sobre a especificidade, que são relativas do treino específico em relação à determinado tipo de atividade, ao volume e a intensidade dos estímulos.  

Especificidade do padrão de movimentos:
Velocidade do movimento e a forma como agem nas articulações ( como a força é mobilizada ).
Especifidade da posição do corpo e articulações.
* Quanto mais elevado o nível do atleta mais importante torna-se a especificidade.
Ou seja o atleta passa a  fazer treinos mais específicos à sua modalidade do que um treinamento generalizado; por exemplo:
o atleta joga basquete o treino pode ser específico para aumentar a força nas pernas para que ele tenha maior impulsão para realizar o jumping, para isso pode fazer um treino de lag press ou saltar de uma plataforma um pouco maior e ao tocar no solo realizar o jumping ( ciclo do alongamento-encurtamento ), ou fazer treinos de repetições no lance livre.

Você sabe o que é Cross training?
É um treino de uma modalidade para induzir benefício em outra modalidade, muito importante para iniciantes.

Adaptações ( resultante de estímulos de carga/sobrecarga ).

Funcional e estrutural do organismo frente a estímulos internos e externos.
* estrutura _________função
*hipertrofia ________capacidade de produção de força
*aumento das cavidades cardíacas __________ aumento no débito cardíaco________ aumento no volume de oxigênio máximo ( VO2 max. ) capacidade aeróbia.

Com relação aos estímulos recebidos e preciso verificar se estão surtindo o efeito desejado, porém os estímulos insuficientes não trazem adaptações mas mantem a forma e auxilia na recuperação. No caso de estímulos excessivos o atleta pode entrar em um estado de over training, gerados pelo aumento da intensidade e volumes do treino. E o repouso  insuficiente.
Estímulo correto leva a adaptação:
             
                                                       relação
                                 carga_________+________repouso = adaptação.  

Você sabia que após algumas poucas sessões de treinos a sua força já aumentou, mas então por que o processo de hipertrofia e tão lento?
Isso ocorre por conta de fatores neurais, à partir do momento em que você faz por exemplo um treino com peso, na próxima sessão o seu SNC vai mandar uma maior quantidade de fibras musculares para fazer aquele mesmo exercício, ou seja cria uma adaptação.
E isso galera comecem a estudar desde já, por que daqui a 2 semanas começam as provas........                                                                                      

                                                     

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