terça-feira, 4 de setembro de 2012

Aula pratica de lutas ( 23/08/2012 )


A primeira aula pratica de lutas realizada no clube Esperia na última terça feira 28/08/2012, ficou um pouco aquém do esperado, primeiro por conta do conteúdo da aula e segundo por que poderia ser realizado na Unip, isso por que utilizou-se de material didático, apenas colchonetes em um espaço muito pequeno, diferente da quadra que possui espaço mais amplo e também tem colchonetes.
A aula começou por volta da 19 horas e 5minutos com a realização do aquecimento de aproximadamente 10 minutos:

Aquecimento.
Trabalho de membros superiores fazendo rotações para frente e para trás 
Aquecimento estático porém com movimentos dinâmicos.
Alongamento de membros superiores e inferiores

A primeira parte da aula foi sobre aprender a cair em uma luta, ou seja uma aula de quedas. Nas quedas o mais importante e favorecer o movimento, favorecer a queda protegendo os orgãos e evitando  o choque das articulações,especialmente dos membros inferiores. 

Princípios de quedas.
Os alunos sentados iram em seguida deitar encostando toda as costas no chão com os braços ao longo do corpo batendo com firmeza as palmas das mãos no solo, realizando uma elevação de pernas  com os joelhos semiflexionadas ( o queixo tem que estar o mais próximo possível do peito ). Procurar aumentar a percepção do corpo com o solo.Em seguida realizar o mesmo exercício porem iniciando agachado, os quadris encostam primeiro no solo.
Agora o aluno irá fazer uma queda lateral . Se o aluno por exemplo cair para o lado esquerdo ira estender o braço esquerdo ao longo do corpo e o braço direito ficara na altura do abdomem protegendo a região.Em seguida realizar o mesmo exercício porem iniciando agachado, os quadris encostam primeiro no solo.
O aluno em pé irá fazer a queda completa, o quadril encostara primeiro no solo, braços estendidos ao longo do corpo batendo de forma firme as palmas das mãos em contato com o solo, o queixo o mais próximo do peito, e ao fim do movimento realizar uma elevação de pernas com os joelhos semiflexionados.

Existe também a queda frontal:
O aluno de joelhos irá se jogar a frente e apenas os cotovelos, antebraços e as palmas das mãos estarão em contato com o solo absorvendo a energia do impacto.

Apos as quedas o professor ensinou como realizar um rolamento frontal e lateral .

Princípios de domínio.
Agarre: objetivo de imobilizar ou estrangular o oponente ( ex. judo)
Toque: com o corpo podem ser socos, cotoveladas, chutes...( ex. boxe, carate ). Com armas espada, florete, sabre... ( ex. kendo, esgrima ).
Varredura: Força de arraste pode ser feito nos membros inferiores ou superiores  do oponente ( ex. judo, capoeira )

Princípios de confronto.
E o ajuste da distância que se tem do oponente na luta, se for uma luta que preferencie o agarre ( judo ) a distancia e curta. Lutas de toque sem armas ( boxe )e varreduras o ajuste e médio .Lutas com armas            ( kendo) o ajuste e longo.
Lutas com instrumentos se utiliza a áptica que e a percepção de força e distância que se tem do oponente ao tocar seu florete por exemplo.
O ajuste de distância e importante na luta para se esquivar ( escapar de um golpe do oponente sem encostar nele), bloquear ( para escapar de um golpe do adversário encostando nele, pode ser com armas) ou fugir de um golpe ou para golpear o adversário.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário