quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Aula educação física interdisciplinar ( 04/09/2012)

Salve galera espero que estejam curtindo o blog, criamos o mesmo para ajuda-los nos momentos de aperto, as provas da NP1 estão chegando e não podemos vacilar, pois estamos prestes a finalizar mais um ciclo de nossa vidas, para muitos que estão cursando licenciatura e por este motivo não podemos carregar Dps, pelo fato de que a nossa " maravilhosa" instituição de ensino superior não conceda o diploma. Por estes motivos fica a dica, turbine seu conhecimento através do nosso blog. Ajudem-nos a crescer divulgando a amigos.
Qualquer dúvida estamos a disposição para ajuda-los.

Resumo da aula.

Texto: Educação física e epistemologia.
Epistemologia- Estudo de caso.

Salve, salve galera do fitness, ontem tivemos uma calorosa discussão sobre em qual área ocupa a educação física, o texto deixava a entender que a educação física ocupa sobretudo  como uma prática social, mas também dava margem a entender que atua como ciência isso por conta dos diversos ramos de atuação do curso.
Ao fim do texto havia uma questão de multipla escolha sobre qual área ocupa a educação física, cada aluno defendia com veêmencia seu ponto de vista o debate ficou tão quente que foi criado um bolão, onde cada participante 
"casou " 1 real, pode não parecer muito, mas como sabemos 1 real para universitários e muito dinheiro....
O texto foi sugerido pela professora Luciana Bujikian ( texto ao fim do resumo ).
No texto existe uma série de opiniões em que fica díficil definir uma identidade a nossa educação física.
As apostas estavam cada vez mais quente, criando um grande burburinho entre os alunos. Pois bem logo a professora começou a correção de cada alternativa:
A. Alternativa incorreta.
B. Alternativa correta. Onde a educação fisica e introduzida no âmbito social, pois promove sobretudo a interação em grupos sociais. A justificatica segundo Betti: a educação física não é uma ciência, é uma área de conhecimento e intervenção pedagógica que cria projetos e consequentemente levam a contrução de objetos de pesquisa científicas ou seja através a interação social que se cria a ciência para a educação física ( observação apenas um apostador do bolão acertou e levou o prêmio sozinho).
C. Alternativa incorreta.
D. Alternativa incorreta. esta questão vale uma esplanação isto por que muitos alunos defendiam a mesma como alternativa correta, pois a alternativa dizia que a educação física era uma ciência natural, pois ela atua sobre o corpo humano. Ate entendemos esse posicionamento, mas como citado anteriormente é a partir da ação social que a educação passa a ser vista como uma ciência.
Fica a dica a interpretação se torna necessária e muito importante no momento em que vamos ler e responder  a um texto.

Texto : Educação física e Epistemologia.

O debate epistemológicoa a respeito da educação física se desenvolve no Brasil com grande intensidade desde a década de 1980. Vários autores, cientistas e pedagogos de produção expressiva se manifestaram a respeito de qual seria o corpo de conhecimento compreendido da educação física. O debate se aprofundou em função das convicções políticas, pedagógicas e cintificasde cada autor. Por muitasvezes, o debate, prpriamente dito, tomou maior vulto que a atividade desenvolvida, ou mesmo a organização estrutural e política da educação física.
Alguns pontos concensuais entendem a educação físca como uma pratica social que comporta muitas manifestações diferentes e, por esse motivo, torna díficil a tarefa de gerar uma identidade bem delimitada de seu corpo de conhecimento. A educação física transita fortemente na área pedagógica, abordando a função do exercício físico na formação plena do individuo. Ela também se aventura proximamente das manifestações esportivas, sejam formativas, participativas ou de rendimento. São áreas de atuação da educação física os aspectos do execício físico relacionados à saúde, ao bem estar físico, mental e social. Também existe a aproximação com o lazer, seja ele usado como complemento pedagógico ou abordado como fim em si mesmo, ou seja, como estratégia de participação lúdicavisando exclusivamente a satisfaçãopor meio de vivências prazerosas. A educação física ainda e tida como como agente de grande imporância no processo de inclusão de pessoas portadoras de defeiciência, seja pelo benefício f´sico, seja pelas vantagens afetiuvas e sociais proporcionadas pela participcção em grupo em programas de exercícios físicos ( Bracht,1995).

Betti (2005) define
" A educação física como área de conhecimento e intervenção profissional-pedagógica que lida com a cultura corporaç de movimento, objetivando a melhoria qualitativa das praticas constitutivas daquela cultura, mediante referencias cientificas, filosóficas e estéticas."

Devido à grande quantidade de áreas afins, chegou-se a afirmar que a educação física não poderia ser tida como ciência, com objeto proprio de estud, e sim como pratica cientifica que se apropria de ferramentas de outras ciências, para discutir as manifestações da cultura corporal e de movimento humano. A educação física, vista como pratica social provida de historia e contextualização social, contempla a possibilidade de engajamento pedagógico, de participação em praticas cientificas ( Bracht, 2005 ).

De acordo com Betti ( 2005).

A educação física não é uma disciplina cientifica, mas uma área de conhecimento e intervenção pedagógica que expressa projetos social e historicamente condicionados, os quais, por sua vez levam à construção dos objetos de pesquisa cintifica, exercitando e transformando constatntemente no seio da comunidade acadêmica.
Dessa forma, não se pode reduzir a definição de educação física a uma de suas áeras de ação; saúde, escola, lazer, esporte, estética, inclusão, apesar de todas elas estarem contidas nela como praticas sociais que efetivsmente se manifestam por meio da cultura do movimento corporal humano.

   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário