terça-feira, 11 de setembro de 2012

Resumo aula metodologia do trabalho acadêmico.

Boa noite senhoras e senhores demorou um pouquinho o resumo da aula de metodologia do trabalho acadêmico do dia 05/09/2012, pois feriadão vocês sabem como é  folguinha e cervejada. Mas vamos lá:


A Professora Luciana iniciou a aula propondo um exercício onde deveríamos identificar as estruturas dos artigos entregues por ela. Mais uma vez a sala deu show de bola, pois todos se empenharam para identificar os elementos que constituíam os artigos. Após a identificação a professora propôs um debate, "fica aqui espostoa a opinião dos autores deste humilde blog, fica claro que as aulas onde nós alunos temos uma participação mais ativa são de maior significância, pois as mesmas envolvem á todos criando uma esfera de participação de ambos os lados, os professores como mediadores e alunos como seres ativos. Pois ao longo do curso foram raras as vezes em que tivemos esta oportunidade de expormos nossas ideias, sendo sujeita a críticas, mas este não é o tema de nossa pauta aqui discutida."

Os artigos científicos entregues pela professora foram sobre temas atuais da Educação física, não sitaremos os temas pois não tivemos acesso a todo.

Porém o mais importante e que identifiquemos os seguintes elementos:


Delineamentos da pesquisa;

Prospectivos: Partem de uma ideia para o futuro, sabe se o ponto de partida mas não se sabe suas respostas futuras.

Exemplo: As pesquisas sobre novas vacinas, sabe se qual a doença, mas não se sabe quais serão os resultados futuros.

Retrospectivos: são pesquisas que partem do passado para o presente.

Exemplo: Procura-se os estilos de diversas lutas, e então buscam sua história, fundadores e etc...

Estudos transversais: São coletados dados em um único momento, é de fácil aplicação porém não tem uma conclusão tao qualificada.

Exemplo: Em uma pesquisa sobre motivação no esporte, os pesquisadores coletaram os níveis de ansiedade apenas uma vez, e tiram suas conclusões a partir dos resultados coletados.

Estudos longitudinais: É a mesma coisa que os transversais porém os dados são coletados mais de uma vez, tornando a pesquisa mais qualificada e confiante, porém de difícil execução pois para manter as coletas de dados é mais difícil pois sempre há desistência dos participantes.

Exemplo: Pesquisa que ananaliza os níveis de lactato no sangue dos iniciantes da pratica esportiva. Deverão ser feitas duas coletas do sangue dos indivíduos em dias diferentes, ai se da a dificuldade da coletas dos dados.

Apartir destes deliniamentos que se planeja a pesquisa, que se cria um norte a ser seguido para execução de uma pesquisa.

Agora citaremos as classificações da pesquisa, elas servirão para o desenvolvimento, escolha de métodos e para que finalidade a pesquisa servira.


Fonte da informação: Pode ser teórica ou empírica.

A teórica busca analizar documentos( bibliografias), analizando-as na visão de vários autores sobre o tema estudado, criando uma esfera de reflexões.

Exemplo: pesquisa sobre poemas de amor.

Já a pesquisa empírica  estuda fenômenos e a natureza dos acontecimentos é divida em dois grupos,  campo e  experimental.

A de campo tem um maior número de variáveis, pois sua pesquisa e realizada in loco, dependendo da finalidade da pesquisa ela e mais confiável que a experimental.

Exemplo: Coleta de dados em uma competição de handebol.

A pesquisa experimental e realizada em laboratórios, pois o controle das suas variáveis sera maior, chegando a resultados mais equilibrados.

Exemplo: Analise dos níveis de lactato no sangue do individuo.


Natureza da pesquisa:

Aplicada

Para se realizar uma pesquisa aplicada devemos ter o breve conhecimento da ciência básica e da tecnologia( instrumentos, meios e métodos), pois esta pesquisa poderá ter aplicações praticas.


Tipos de abordagem.

Quantitativa e qualitativa.

Qualitativa: Busca analizar algo que não seja quantificado, o pesquisador se faz presente durante um bom tempo, e é realizada fora dos laboratórios.

Exemplo: Uma pesquisa onde a intenção e analizar os pensamentos sobre ganhar ou perder.


Quantitativa: Envolve medições e também as analises sobre a natureza da atividade, isso se dá pelo fato do pesquisador quantificar as tais naturezas.

Exemplo: Medir os níveis de confiança dos atletas antes de uma competicao.


Galerinha.... É  isso, como muitos são da turma da lincênciatura sabemos que está aula pode parecer um pouco monótona e sem sentido, mas para aqueles que pensam em continuar o ano que vem e cursar  a graduação, ela é de suma importância para o t.c.c. ( Trabalho de conclusão de curso), se atentem as novas leituras e pau no gato que o semestre está chegando ao fim. E quarta feira dia 12/09/12 dicas sobre os relatórios de estagio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário